Prefeitura dá continuidade às ações de combate à dengue e chikungunya

16/01/2015

Autor: -

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, dá continuidade às ações de combate à dengue e chikungunya neste sábado, 17 de janeiro, e segunda-feira, dia 19.

Além da remoção de criadouros, os trabalhos incluem colocação de telas em caixas d'água e ações de campo para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Para isso, são realizadas atividades educativas e retirada e inviabilização de criadouros.

Durante a manhã deste sábado, equipes da empresa contratada e da Vigilância em Saúde (Visa) Noroeste fazem nebulização no Satélite Íris I.

Na segunda-feira, 19 de janeiro, o bairro Taquaral, na região leste da cidade, será nebulizado durante a manhã.

Na região norte, no Jardim Eulina, continua o trabalho de colocação de telas nas caixas d’água, iniciado nesta sexta-feira, 16 de janeiro.

Na Vila Marieta, equipes da Vigilância em Saúde (Visa) Sul e da empresa contratada retiram criadouros do mosquito e orientam a população sobre os cuidados necessários. As ações acontecem a partir das 8h.

As atividades contra a dengue ocorrem de segunda-feira a sábado e contemplam todas as regiões.

Como evitar

Para evitar a dengue, é preciso não permitir a proliferação do Aedes aegypti. Para isso, alguns cuidados são essenciais:

- Evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de flores devem ter a água trocada a cada dois dias.

- As caixas d’água e outros recipientes usados para armazenar água devem ser vedados.

- Vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.