Jardim Nova Bandeirantes, na região Sul, recebe ação contra a dengue

12/02/2015

Autor: -

A Prefeitura de Campinas promove ação de prevenção e controle da dengue nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, das 9h às 13h, no Jardim Nova Bandeirantes, região Sul de Campinas. A atividade inclui visita casa a casa para remoção de criadouros, ações de educação, informação e mobilização social e plantio de árvores.

O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e vai envolver as secretarias municipais de Serviços Públicos e do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A ação conta, também, com apoio da Emdec e com a parceria da Secretaria Estadual de Educação.

A Secretaria de Serviços Públicos vai promover a coleta de resíduos que possam servir como criadouros do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Dois caminhões serão utilizados para a retirada do material.

A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai promover uma palestra para 150 alunos da escola do bairro, a Escola Estadual Salvador Bove. O evento será no campinho do bairro, na rua José Folegatti. A palestra vai enfatizar a importância de manter áreas verdes limpas, livres de resíduos, e a importância das árvores para as nascentes e cursos d´água.

Em seguida, o educador ambiental Márcio Cristian Ferreira, da Secretaria do Verde, vai orientar as crianças para o plantio e manutenção de 50 mudas de árvores nativas nas proximidades da escola. O trabalho de educação ambiental terá continuidade nos próximos meses, com o cuidado e manejo das mudas.

“Quando a gente cuida do meio ambiente, das áreas verdes, evitamos diretamente a formação de criadouros, além de garantir a manutenção do volume de água nas nascentes e mananciais”, afirma Márcio Cristian.

Durante a atividade de casa em casa, equipes de saúde vão divulgar orientações à população sobre como evitar a proliferação do mosquito da dengue – que também transmite a febre chikungunya. Os técnicos reforçarão a importância de prosseguir com as medidas de prevenção, que incluem: manter as caixa d’águas e outros recipientes de armazenamento de água fechados; colocar as garrafas com a boca para baixo; não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas; manter a lixeira fechada; colocar areia nos pratos das plantas, entre outras.

Campinas registrou este ano 211 casos de dengue.