Bairros das regiões Leste e Sul recebem mutirão de limpeza nestas 5ª e 6ª

19/02/2015

Autor: -

Mais de trinta bairros das regiões Leste e Sul de Campinas recebem nestas quinta-feira e sexta-feira, 19 e 20 de fevereiro, o mutirão de limpeza e organização dos espaços públicos promovido pela Administração Municipal. A Secretaria de Serviços Públicos vai mobilizar suas equipes e gerenciar reeducandos para atuação em todos os bairros do distrito de Sousas (Leste) e nos bairros Santa Eudóxia, Vila Lemos, Jardim Itatiaia, Jardim Proença, Guarani, Paranapanema e Baronesa (todos na região Sul).

Esta força-tarefa vai desempenhar atividades como limpeza de guias, capinação e retirada de entulhos. Áreas públicas, margens de rio e todo e qualquer local carente de limpeza será trabalhado. Em Sousas, estradas rurais vão receber manutenção.

O mutirão tem impacto direto na prevenção e controle da dengue, já que inclui a remoção de materiais descartáveis e de outros que podem acumular água e, desta forma, se constituir em criadouros do mosquito transmissor da doença – o Aedes aegypti.

Um contingente de 280 homens será envolvido nas ações, que vão demandar a utilização de 14 máquinas e 24 caminhões.

Ação integrada

Estes arrastões nas regiões Leste e Sul integram a megaoperação de limpeza e organização da cidade iniciada pela Prefeitura no segundo semestre de 2014 com objetivo de promover o controle e prevenção da dengue. Desde então, foram promovidos mais de cem mutirões. Milhares de moradores foram beneficiados em bairros de todas as regiões da cidade.

O trabalho foi definido pela Secretaria da Chefia de Gabinete do Prefeito em conjunto com as Secretaria de Saúde; de Educação; do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Serviços Públicos; de Comunicação; Sanasa; e Defesa Civil; entre outros órgãos da municipalidade.

Chikungunya

Todas as ações contra a dengue contemplam também a prevenção da chikungunya, doença transmitida pelo mesmo mosquito vetor da dengue. Portanto, as medidas de prevenção servem para as duas doenças.

Crédito: Arquivo PMC
Ação contra a dengue no Jardim Florence II