Saúde intensifica ações contra a dengue em bairros da região Sul

20/02/2015

Autor: -

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensifica a partir de segunda-feira, dia 23 de fevereiro, as ações de combate à dengue e chikungunya na região Sul da cidade, nos bairros de abrangência dos Centros de Saúde Fernanda e Campo Belo.

Desde o início de 2015, estas duas comunidades registram transmissão de dengue e têm recebido mutirões de limpeza, remoção de entulhos, cata-treco, telagem de caixas d’água e atividades de comunicação e de mobilização social.

As ações contam com a parceria das Secretarias de Serviços Públicos e de Comunicação e com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência do Controle de Endemias (Sucen).

O reforço se dará por meio de bloqueio químico – nebulização com inseticida para matar o mosquito adulto da dengue. A ação será realizada pelas equipes da Sucen no formato veicular, ou seja, com máquina acoplada ao veículo – um carro passa nas ruas pulverizando o produto químico. A nebulização visa bloquear a transmissão e é feita com base em rigorosos critérios técnicos.

A ação intensificada, com bloqueio químico, terá duração de 20 dias e será dividida em cinco etapas: a primeira nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro; a segunda em 26 e 27 de fevereiro e 2 de março; a terceira nos dias 3, 4 e 5 de março; a quarta nos dias 6, 9 e 10 de março; e a quinta nos dias 11, 12 e 13 de março.

Na primeira etapa, a nebulização veicular irá abranger algumas ruas dos Bairros Dom Gilberto, Jardins Fernanda 1 e 2, Jardins Itaguaçu 1 e 2 e Jardim Santa Maria 2.

Antes do bloqueio químico, as famílias serão orientadas sobre como preparar o domicílio. As informações serão propagadas por meio de carros de som, que vão passar antes nas ruas a serem trabalhadas, e por folhetos distribuídos nos domicílios.

A nebulização veicular será realizada sempre das 18h às 22h. No momento da aplicação, o morador deve deixar portas e janelas abertas e manter luzes acesas.

Prevenção deve ser contínua

A Secretaria de Saúde ressalta que a nebulização não é uma ‘ação milagrosa’ e que o mosquito volta a se proliferar em uma semana nas áreas nebulizadas, caso as pessoas reponham os criadouros.

Segundo o médico sanitarista do Devisa, André Ribas Freitas, a medida mais eficaz no combate à dengue é a eliminação dos objetos que acumulam água, que podem servir de criadouros para o mosquito transmissor.

“É imprescindível que a comunidade tenha esta compreensão. O poder público precisa e está fazendo sua parte na limpeza e organização da cidade e nas ações mais específicas de controle da doença. Mas cada um tem que ser responsável e cuidar do seu quintal, da sua rua, do seu bairro, da cidade. O combate à dengue exige o envolvimento da população. É necessário um trabalho conjunto e diário”, diz o médico.

Campinas registrou 211 casos de dengue em 2015.

Crédito: Arquivo PMC
Aplicação de inseticida será feita pela Sucen

Crédito: Arquivo PMC
Técnica pesquisa criadouros em água parada