Ação contra a dengue tem início no Jardim Fernanda, região Sul

25/02/2015

Autor: -

A Prefeitura de Campinas iniciou nesta terça-feira, 24 de fevereiro, a megaoperação com bloqueio químico - nebulização com inseticida para matar o mosquito adulto - contra a dengue e chikungunya na região Sul de Campinas, na abrangência dos Centros de Saúde Jardim Fernanda, Campo Belo e São Domingos.

A nebulização vai abranger 4 mil imóveis e será veicular, ou seja, com máquina acoplada ao veículo. Existe um outro método de nebulização, que é o com máquina costal.

As ações serão divididas em cinco etapas, com duração total de 20 dias. Nestas quarta e quinta-feiras, dias 25 e 26, a primeira etapa terá continuidade, sempre das 18h às 22 horas.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Brigina Kemp, o objetivo da nebulização é bloquear a transmissão. “Até o dia 10 de fevereiro, tinham sido confirmados 27 casos nestas localidades”, afirmou. Segundo a diretora, a ação é feita em parceria com a Superintendência do Controle de Endemias (Sucen) e com base em rigorosos critérios técnicos.

As próximas etapas serão nos dias 27 e 28 de fevereiro e 2 de março; nos dias 3, 4 e 5 de março; nos dias 6, 9 e 10 de março; e nos dias 11, 12 e 13 de março. Em algumas áreas sem acesso de veículos, profissionais farão a nebulização costal (aplicada com bombas nas costas) no período da manhã. A nebulização veicular ocorre sempre à noite.

Antes do bloqueio químico, as famílias são orientadas sobre como preparar o domicílio. As informações são propagadas por meio de carros de som, que passam antes nas ruas a serem trabalhadas, e por folhetos distribuídos nas casas. No momento da aplicação, o morador deve deixar portas e janelas abertas e manter luzes acesas.

Dependendo das condições climáticas, o cronograma das ações pode ser alterado. Se chover, por exemplo, a ação é cancelada.

A Secretaria de Saúde ressalta que a nebulização não é uma ação milagrosa e que o mosquito volta a se proliferar em uma semana nas áreas nebulizadas se as pessoas repuserem criadouros.

As autoridades sanitárias ressaltam que a medida mais eficaz no combate à dengue é a eliminação dos objetos que acumulam água, que podem servir de criadouros para o mosquito transmissor. “O combate à dengue exige o envolvimento da população. É necessário um trabalho conjunto e diário”, diz Brigina.

Outras ações

Além da megaoperação na região Sul, bairros de todas as outras regiões do município recebem trabalhos de combate ao mosquito vetor da dengue e da chikungunya.

Nesta quarta-feira, 25, o Jardim Boa Esperança (região Leste) recebe o trabalho de nebulização costal. O Jardim Novo Campos Elísios (região Noroeste) e o Jardim Fernanda (Sul) recebem ações de remoção de criadouros. Os trabalhos terão continuidade no Boa Esperança e Fernanda na quinta-feira, 26.

No dia 27, sexta-feira, as equipes se dividem na região Noroeste, na área de abrangência do Centro de Saúde Pedro Aquino (Balão do Laranja), com trabalho de nebulização; na região Leste, nos bairros Vila Bourbon e Vila Santana (Sousas); e na Sul, no Jardim Fernanda, com remoção e inviabilização de criadouros.

No sábado, dia 28, haverá nebulização costal no Jardim Fernanda na parte da manhã.


Crédito: Carlos Bassan

Volta ao índice de notícias