Bloqueio químico contra a dengue recomeça nesta segunda no Jardim Fernanda

02/03/2015

Autor: -

A segunda etapa da megaoperação com bloqueio químico contra a dengue e chikungunya na região Sul de Campinas, área de abrangência dos Centros de Saúde Jardim Fernanda, Campo Belo e São Domingos, terá início nesta segunda-feira, 2 de março, e vai até a sexta-feira, dia 6. No total, 450 imóveis serão abrangidos pela nebulização. As ações foram divididas em cinco etapas, com duração total de 20 dias.

Nesta segunda-feira, a nebulização será costal (aplicada com bombas nas costas), em algumas áreas sem acesso de veículos. A partir da terça-feira, dia 3, será retomado o bloqueio químico veicular, com máquina acoplada a um veículo que faz a aplicação do inseticida. A nebulização veicular na região teve início na semana passada.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Brigina Kemp, estas comunidades registram transmissão de dengue. “Até o dia 10 de fevereiro, haviam sido confirmados 27 casos nestas localidades, e 269 continuam em investigação”, afirmou.

Antes do bloqueio químico, as famílias receberão orientação sobre como preparar o domicílio. As informações serão propagadas por meio de carros de som, que vão passar nas ruas antes da ação, e por folhetos distribuídos nas casas. No momento da aplicação, o morador deve deixar portas e janelas abertas e manter luzes acesas. A nebulização visa bloquear a transmissão e é feita com base em rigorosos critérios técnicos.

As próximas ações serão nos dias 6, 9 e 10 de março, e nos dias 11, 12 e 13 de março. A nebulização veicular ocorre sempre das 18h às 22h. Dependendo das condições climáticas, o cronograma das ações pode ser alterado. 

 Outras ações

 Nesta segunda-feira, dia 2 de março, além da nebulização, o Jardim Campo Belo, também na região Sul, e a região Noroeste, terão remoção e inviabilização de criadouros de dengue com auxílio de dois caminhões. A ação se repete na terça-feira no Jardim Campo Belo.

Também na terça-feira, será a vez do caminhão percorrer as ruas do Jardim Santo Antônio, região Sudoeste, com retirada e inviabilização de criadouros.

A inviabilização de criadouros tem dupla função: além de impedir os recipientes de acumularem água – fazendo furos em vasos, virando objetos de cabeça para baixo – também orientam os proprietários das áreas sobre a disposição correta dos eventuais depósitos de água.


Crédito: Carlos Bassan
Bloqueio químico acontece das 18 às 22h


Crédito: Carlos Bassan
Moradores devem se preparar para receber a nebulização

Volta ao índice de notícias