Região sudoeste recebe mutirão de limpeza nestas quinta e sexta

18/03/2015

Autor: -

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, promove nestas quinta e sexta, dias 19 e 20 de março, mutirão de limpeza em 14 bairros da região sudoeste da cidade. A ação vai beneficiar milhares de moradores e também terá impacto direto sobre a dengue, já que inclui a remoção de materiais que podem servir de criadouros para o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulela, o trabalho vai atingir os bairros da área de abrangência da AR-12 como Vila Aeroporto, Chácaras Santa Letícia, Jardim Ouro Verde, Jardim Vista Alegre, Parque Universitário, Dics -I, II, III e IV, Jardim Amélia, Jardim Mercedes, Recanto do Sol 1 e 2 e Parque Shangai.

Mais de 500 profissionais entre equipes da Coordenadoria das Administrações Regionais (Coar) e do Departamento de Limpeza Urbana (DLU), além de reeducandos, estão mobilizados para garantir o sucesso dos trabalhos.

Todo tipo de material descartado de forma inadequada será removido e as margens dos córregos da região serão roçadas. A remoção do mato chegará também às áreas públicas como praças e canteiro central de avenidas. Esses locais terão, ainda, varrição, cata treco, pintura de guias e recolhimento de entulho.

A operação empregará motoniveladora, pás-carregadeiras, retroescavacadeiras, trator esteira, rolo compactador, irrigadeira, caminhões truk, caminhões toco e caminhões carroceria. Serão nivelados ruas e itinerários de ônibus.

Ação Integrada

Este arrastão na regão sudoeste integra a megaoperação de limpeza e organização da cidade iniciada pela Prefeitura no segundo semestre de 2014 com objetivo de promover o controle e prevenção da dengue. Desde então, foram promovidos mais de 60 mutirões e recolhidos cerca de 400 mil toneladas de resíduos. Milhares de moradores foram beneficiados em bairros de todas as regiões da cidade.

O trabalho foi definido pela Secretaria da Chefia de Gabinete do Prefeito em conjunto com as Secretaria de Saúde; de Educação; do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Serviços Públicos; de Comunicação; Sanasa; e Defesa Civil; entre outros órgãos da municipalidade.

Chikungunya

Todas as ações contra a dengue contemplam também a prevenção da chikungunya, doença transmitida pelo mesmo mosquito vetor da dengue.

Crédito: Arquivo PMC
Limpeza dos bairros ajuda no combate à dengue