Ações contra a dengue seguem em quatro regiões da cidade

25/03/2015

Autor: -

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensifica a partir desta quarta-feira, dia 25 de março, as ações de combate à dengue e chikungunya nas regiões Noroeste, Sudoeste, Norte e Sudeste da cidade.

Além dos trabalhos de nebulização (bloqueio químico), também estão sendo feitas a retirada, remoção e inviabilização de criadouros, limpeza de áreas públicas, orientação sobre armazenamento correto de água, vedação de caixas d’água e mobilização social.

Nesta quarta-feira, no bairro Chácara da Barra, na região Leste, haverá trabalhos de nebulização veicular e retirada de criadouros . A nebulização visa bloquear a transmissão e é feita com base em rigorosos critérios técnicos.

Na quinta-feira, dia 26, o trabalho de nebulização será no Jardim Nossa Senhora Aparecida e retirada de criadouros no Jardim Santa Mônica, na região Norte; e na região Sudoeste, em bairro a ser definido.

As ações na sexta-feira, dia 27, serão no Parque Imperador, região Leste, com a retirada de criadouros; e a nebulização, será na região Sudoeste em bairros a serem definidos.

No sábado, dia 28, as ações serão realizadas em escolas, sedes de Ongs e no Centro de Saúde do Jardim São Marcos, na região Leste da cidade, com retirada de criadouros e nebulização.

Desde 2013, foram removidas 420 mil toneladas de entulhos em bairros de todas as regiões da cidade. Diariamente, equipes de saúde retiram 3 mil toneladas de criadouros nas operações cata-treco. Mais de 20 mil caixas d'água foram teladas em todo o município.

Em agosto de 2014, foi criado o Comitê Gestor Municipal de Prevenção e Controle da Dengue e Chikungunya, espaço que potencializa de forma intersetorial as ações de combate às duas doenças.

A partir deste fórum diversas ações de prevenção, controle e mobilização social foram reforçadas e iniciativas inéditas foram agregadas ao trabalho.

Parcerias

A Prefeitura estabeleceu parceria com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) para fiscalização dos 15 mil imóveis para locação ou venda na cidade. Todos os endereços serão visitados com o objetivo de remover potenciais criadouros do mosquito.

Desde 2013, a Secretaria de Serviços Públicos notificou 2.791 responsáveis para que mantenham suas calçadas em ordem. Além disso, por mês, têm sido notificados, em média, 400 proprietários para que façam a limpeza de seus terrenos.

Crédito: Arquivo PMC
Agente em ação contra a dengue