Contra a dengue, em dois dias, Exército tela 120 caixas d'água em Campinas

01/04/2015

Autor: -

Em dois dias de trabalho de combate à dengue, os homens do Exército de Campinas visitaram cerca de 300 imóveis e colocaram telas em 120 caixas d’água. Os soldados estão atuando desde a última terça-feira, dia 31 de março, em parceria com a Prefeitura nas ações de controle do mosquito. Além da equipe do Exército, que disponibilizou 48 homens, a Prefeitura conta com profissionais que realizam os trabalhos de colocação de tela. No total, desde 2014, já foram colocadas telas em 22 mil caixas d’água. 

Os soldados estão divididos em três equipes de 16 pessoas, que farão os trabalhos às terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 12h. A ação iniciou-se na região Sudoeste, Jardim Melina, e se estende até o dia 29. Este é o terceiro ano consecutivo em que o Exército faz parceria com o município no combate ao mosquito. 

De acordo com a médica veterinária e coordenadora do programa de dengue na Visa Sudoeste, Mayana Tomás Valinhos, o apoio do Exército é importante para ampliar a área de colocação de telas nas caixas d’água, mas não é uma ação milagrosa. “As pessoas precisam cuidar dos seus espaços e não esperar apenas que o Exército ou o poder público faça os trabalhos de telagem. A caixa d’água é um criadouro extremamente importante em todas as regiões de Campinas”, explica. 

“O combate à dengue tem que ser incorporado no dia a dia das comunidades”, finaliza a coordenadora da Visa Sudoeste.

Imóveis fechados 

Na região Norte, teve início nesta quarta-feira, a entrada de agentes em imóveis fechados com uso de liminar da Justiça. Neste primeiro dia, sete residências foram visitadas com ajuda de chaveiro e equipe de Vigilância Epidemiológica e, em ao menos duas, foram encontrados criadouros. 

“As pessoas precisam se conscientizar e cuidar dos espaços, inclusive os não habitados”, ressalta a coordenadora do Programa de Combate à Dengue da Visa Norte, Márcia Amaral. O maior desafio, de acordo com a coordenadora, é encontrar os proprietários e fazer com que eles se responsabilizem pela limpeza periódica do local.


Crédito: Carlos Bassan
Soldado do Exército coloca tela em caixa d'água

Crédito: Carlos Bassan
Morador observa ação dos soldados do Exército

Crédito: Carlos Bassan
Agente de Saúde orienta morador sobre cuidados

Crédito: Carlos Bassan
Equipes visitaram cerca de 300 imóveis e telaram 120 caixas d'água

Volta ao índice de notícias