Novos números da dengue indicam redução no número de casos

13/04/2015

Autor: -

Campinas confirmou 22.544 casos de dengue em 2015 até 13 de abril, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Foram 1.410 ocorrências em janeiro, 5.692 em fevereiro, 14.911 em março e 531 em abril (dado preliminar), o que sinaliza redução no número de casos. Outros 4.369 estão sob investigação pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa).  

Segundo o balanço, também foi confirmada mais uma morte em Campinas. Trata-se de um homem de 76 anos, morador da região Norte. Com esta nova ocorrência, o município soma, até esta segunda-feira (13), quatro mortes confirmadas por complicações da doença. Outros cinco óbitos suspeitos aguardam resultados de exames para confirmação ou descarte.  

Historicamente, os primeiros cinco meses do ano são os de maior incidência da doença, por conta das condições climáticas que favorecem a proliferação do mosquito transmissor. É o chamado período sazonal.

Entretanto, segundo avaliação das autoridades de saúde municipais, esse ano tende a ser atípico, pois o número de ocorrências no mês de abril sinaliza ser menor. Há sete casos sob suspeita no mês até 13 abril.  

Este ano, o Brasil registrou um aumento nos casos da doença. No Estado de São Paulo, 95% dos 645 municípios registram transmissão da doença, inclusive cidades do interior e da Região Metropolitana de Campinas enfrentam situação epidemiológica importante. Campinas está inserida neste contexto.  

Medidas reforçadas  

O município, além das ações permanentes de combate desenvolvidas durante o ano todo, reforçou as estratégias de prevenção e controle e de comunicação, informação e mobilização social.  

Mais de 420 mil toneladas de entulhos foram removidas desde 2013 pela Secretaria de Serviços Públicos em todas as regiões da cidade, medida que contribui significativamente para a redução de criadouros.  

Também quanto à organização e limpeza do município, a Secretaria de Saúde tem mantido equipes nas ruas que removem, em média, 3 toneladas de criadouros por dia das residências.  

Por meio do serviço 156, somente este ano, foram atendidas e encaminhadas para a Vigilância em Saúde 3.141 solicitações de munícipes para vistoria em potenciais focos de dengue. E o mesmo 156 enviou 80 mil mensagens eletrônicas com informações sobre a doença, sintomas e formas de prevenção para 80 mil cidadãos cadastrados na Prefeitura em diversas secretarias, departamentos e autarquias.  

No próximo final de semana (dias 18 e 19 de abril), a Secretaria de Comunicação, por meio do Departamento de Publicidade, vai promover mais uma etapa da campanha de pocket mídia, estratégia que consiste em mensagens que orientam a população via telefone sobre como evitar criadouros de dengue. Na primeira etapa, em 28 e 29 de março, a campanha resultou em 300 mil ligações atendidas em bairros de todas as regiões da cidade. Nesta nova etapa, as mensagens serão dirigidas às comunidades mais atingidas.  

Apoio da comunidade  

Desde o dia 31 de março, o município conta, ainda, com a colaboração do Exército, que cedeu 48 soldados para o trabalho de telagem de caixas d'água. Este tipo de recipiente, quando não recebe cuidados devidos, se constitui em importante criadouro para o mosquito. Em duas semanas de atuação, os cadetes visitaram 494 imóveis e telaram 182 caixas d´água.  

Também compõem a força de trabalho de controle da doença 41 Guardas Municipais que passaram a atuar desde a última segunda-feira, 6 de abril, na remoção de criadouros, ações de bloqueio e na orientação à população.  

Um outro segmento que aderiu à causa foi o dos corretores. O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) firmou parceria com a Prefeitura. O acordo estabelece que os próprios corretores fiscalizem os imóveis e inviabilizem os criadouros do mosquito – todo recipiente e/ou local que acumula água. Eles também podem acionar a Vigilância em Saúde, quando necessário, e também contribuir com as autoridades sanitárias facilitando o acesso das equipes às residências.  

Desde o início da parceria, há pouco mais de 30 dias, o Creci conquistou a adesão de 50% das 800 imobiliárias da cidade. Mais de 3 mil dos 5 mil corretores cadastrados no Creci aderiram. A ação já atingiu 65% dos 15 mil imóveis disponíveis para locação no município.  

Os integrantes do Exército, da GM e os corretores foram capacitados sobre dengue pelas equipes da Vigilância em Saúde.  

Balanço:  

420 mil toneladas de entulhos foram removidas desde 2013 pela Secretaria de Serviços Públicos; 

22 mil caixas d'água foram teladas desde 2013; 

3 toneladas de criadouros (potes, latas, garrafas, etc) são removidas diariamente pelas equipes de saúde; 

740 proprietários foram intimados a fazer a limpeza de seus terrenos em 2015; 

2.791 foram notificados a manter suas calçadas em ordem, desde 2013; 

200 mil imóveis foram visitados pelas equipes de saúde desde 2014 para remoção de criadouros e para ações de educação e mobilização social; 

42 mil imóveis foram nebulizados em 2015; 

900 prédios públicos, entre escolas, centros de saúde e outros estão sendo vistoriados pela Sanasa para manutenção e telamento de caixas d'água; 

52 mil alunos receberam revistas educativas com informações sobre dengue;  

O prefeito Jonas Donizette sancionou a lei que impõe aos proprietários de imóveis fechados obrigações relativas à manutenção e limpeza, de forma que as edificações fiquem livres de criadouros; 

A Secretaria de Saúde preparou a rede pública municipal de assistência do município para garantir atendimento qualificado a todos os pacientes com dengue, medida que impacta na redução dos casos graves e óbitos. Tal forma de organização foi, inclusive, citada como referência exitosa pelo coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho. Segundo ele, Campinas é o melhor exemplo de organização da rede e sistematização de assistência aos pacientes com dengue no País. É prova de que é possível fazer o que tem que ser feito. 


Crédito: Divulgação Saúde
Gráfico mostra a redução no volume de casos

Crédito: Divulgação Saúde
Número mensais de casos de dengue


Crédito: Divulgação Saúde
Características dos pacientes afetados

Volta ao índice de notícias