Dia D de mobilização contra dengue é neste sábado

08/05/2015

Autor: -

Começa neste sábado, 9 de maio, o primeiro Dia D de mobilização social contra a dengue no Parque Dom Pedro, região Sudoeste de Campinas. O evento intitulado Prevenção Nota 10 – Dengue Nota 0, será na Escola Municipal Professora Elza Maria Pelegrini de Aguiar, a partir das 9h. As outras quatro regiões da cidade também serão contempladas com as ações, que também incluem atividades intersetoriais desenvolvidas durante a semana.

Para o sábado, estão previstas palestras e oficinas sobre dengue, além de atrações culturais e atividades de recreação. Os alunos das escolas da região irão expor trabalhos que foram desenvolvidos durante a semana, todos sobre dengue. 

A Secretaria de Serviços Públicos está realizando mutirões de remoção de criadouros desde quinta-feira, dia 7 e já removeu e deu destinação adequada a 1,1 mil toneladas de entulhos e outros materiais inservíveis. 

A Secretaria de Saúde realiza atividades de remoção de criadouros e de moradores. A Secretaria de Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, faz caminhada e ação socioambiental na semana que antecede o evento. A Sanasa disponibiliza tenda itinerante para orientação de telagem correta de caixa d’água. 

A Secretaria de Relações Institucionais está articulando com conselheiros e representantes de Fórum do Orçamento Participativo, visando um maior engajamento da população local. 

A mobilização contra a dengue está prevista no Plano de Contingência contra a Doença e é fundamental no combate, já que combater e prevenir depende também da conscientização da comunidade e da mudança de comportamento das pessoas no sentido de promover um ambiente livre de mosquito. Pesquisas apontam que 80% dos criadouros estão nas casas habitadas. 

Nas demais regiões, os eventos serão realizados entre maio e julho. No dia 23 de maio, o Dia D será na Emef Odila Maria Rocha Brito, Bairro São Domingos, Região Sul. Na região Leste, será na Emef Raul Pila, Bairro Jardim Flamboyant, no dia 13 de junho. Já na Região Noroeste, a Emef Leão Vallerie, no Parque Valença, recebe o evento no dia 27 de junho. A Emef Narcisio Ehrenbergue, no Jardim São Marcos, Região Norte, encerra o primeiro ciclo das atividades no dia 4 de julho.

Volta ao índice de notícias