Dia D contra a dengue será na região Sul, sábado, para mobilizar bairros

22/05/2015

Autor: -

A Prefeitura promove neste sábado, 23 de maio, na região Sul da cidade, mais uma edição do 'Dia D', voltado para o combate à dengue. A programação do sábado integra o programa da 'Semana Juntos contra a Dengue e Chikungunya', que reúne várias áreas da Administração para promover, em toda a cidade, ações intersetoriais com o objetivo de orientar e mobilizar a população para a luta contra a doença. 

O 'Dia D' deste sábado abrangerá as regiões dos bairros Campo Belo, São Domingos e Fernanda. Alunos das escolas situadas na região Sul apresentarão projetos desenvolvidos com foco na dengue e chikingunya. O encontro acontecerá na Emef Odila Maria Rocha Brito, localizada na Rua Juvenal de Oliveira, s/n - Jd. São Domingos. Para as atividades, que começam às 9 horas, são esperadas cerca de 300 pessoas.  

A programação de sábado inclui palestras e oficinas sobre dengue, além de atrações culturais e atividades de recreação. As crianças terão à disposição brinquedos como cama elástica, tobogã, jogos com bolas e também haverá apresentações de rap e capoeira. Os alunos das escolas da região irão expor trabalhos que foram desenvolvidos durante a semana, todos sobre dengue. Serão distribuídas pipoca e água, além de uma mesa de frutas.

Os adultos terão a oportunidade de se cadastrarem para vagas de emprego e emissão de carteira de trabalho. O cadastro será feito pela equipe da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, que também participará do 'Dia D'. 

A Secretaria de Relações Institucionais está em contato com conselheiros e representantes de Fórum do Orçamento Participativo, visando um maior engajamento da população local. 

Secretarias unem esforços contra a dengue 

Além das atividades de casa em casa durante a Semana, orientando os moradores, a Secretaria de Saúde realiza atividades de mobilização social. Entre outras modalidades, o programa inclui teatro de fantoches, apresentação de maquete e informações técnicas sobre dengue, chikungunya e zika vírus. 

A Secretaria de Serviços Públicos está realizando mutirões de remoção de criadouros na região Sul desde 7 de maio, e já deu destinação adequada a 1,1 mil toneladas de entulhos e outros materiais inservíveis. Nos dias 21, 22 e 23, os departamentos da SSP intensificaram as ações, em mutirão, para remover lixo, entulho e galhos, recuperar ruas, fazer roçadas, pinturas etc. 

Na semana que antecede os eventos, a Secretaria de Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável faz caminhada e ação socioambiental batizada de “Guardiões da Natureza”. A Sanasa disponibiliza tenda itinerante para orientação de telagem correta de caixa d’água. 

A mobilização contra a dengue, prevista no Plano de Contingência contra a Doença, é fundamental, já que combater e prevenir depende da conscientização da comunidade e da mudança de comportamento das pessoas no sentido de promover um ambiente livre de mosquito. Pesquisas apontam que 80% dos criadouros estão nas casas habitadas. 

Nas demais regiões, os eventos serão realizados entre maio e julho. Na região Leste, a programação acontecerá na Emef Raul Pila, Bairro Jardim Flamboyant, no dia 13 de junho. Já na Região Noroeste, a Emef Leão Vallerie, no Parque Valença, recebe o evento no dia 27 de junho. A Emef Narcisio Ehrenbergue, no Jardim São Marcos, Região Norte, encerra o primeiro ciclo das atividades no dia 4 de julho.


Crédito: Arquivo PMC
Participação infantil é importante na luta contra a dengue

Crédito: Arquivo PMC
Pais marcham ao lado dos filhos para combater a doença

Crédito: Arquivo PMC
Mosquitos de garrafa pet integram a mobilização

Volta ao índice de notícias