Secretaria de Saúde amplia grupos de vacinação contra gripe

12/06/2015

Autor: -

A campanha de vacinação começou em 4 de maio e termina nesta sexta-feira, 12 de junho. Até quinta-feira, 11 de junho, 172.304 pessoas foram imunizadas, o que corresponde a 70,5% dos cerca de 244 mil considerados público-alvo.  

Durante a campanha, a vacina foi disponibilizada para pessoas acima de 60 anos, crianças entre seis meses e menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), profissionais de saúde, índios, população carcerária, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas. Neste ano, a vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B.  

A cobertura mais baixa é a de gestantes, com 57,6%. De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Andréa Barbosa, a dose protege a grávida e o recém-nascido depois do parto.

“Enquanto tivermos vacinas na rede, vamos continuar a aplicar as doses nestes grupos. No entanto, estudamos ampliar as categorias nos próximos dias”, disse Andréa.

Pessoas com doenças agudas graves, febre moderada ou mais do que moderada, não devem tomar a vacina.  

Para receber a dose, o paciente deve levar carteira de vacinação ou documento de identidade.

Para os doentes crônicos é necessária a apresentação de receita ou prescrição médica. Os pacientes acamados que fazem parte do grupo que deve ser vacinado receberão a dose em casa. As pessoas acamadas que ainda não receberam a vacina devem entrar em contato com o centro de saúde mais próximo de sua casa e solicitar o serviço.  

Em 2014, Campinas vacinou 197.506 pessoas e atingiu a cobertura vacinal de 81% dos chamados grupos prioritários.  

Influenza 

A gripe, ou influenza, é uma infecção causada por vírus que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. 

A gripe é responsável por elevada taxa de adoecimento e morte em grupos de maior vulnerabilidade, principalmente no inverno.

Volta ao índice de notícias