Saúde confirma novo caso de dengue autóctone

09/01/2004

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou nesta sexta-feira, 9 de janeiro, seu primeiro caso de dengue autóctone (quando a pessoa é infectada no próprio município) desde que a última epidemia foi contida no município, em julho de 2003. Segundo informou a enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Vigilância em Saúde da Prefeitura, o novo paciente, um homem de 73 anos, é morador do bairro Ponte Preta, área de abrangência do Centro de Saúde Paranapanema, Região Sul de Campinas.

Carmo Ferreira diz que o caso confirmado nesta sexta-feira mostra que o vírus da dengue continua a circular na cidade. A enfermeira, no entanto, afirma que as equipes da Secretaria de Saúde já estavam atentas para a possível ocorrência de casos autóctones na cidade neste verão. "Os meses de chuva e calor são propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Também consideramos o grande fluxo e circulação de pessoas no período das festas de final de ano e das férias", diz Carmo Ferreira.

Segundo Vicente Pisani Neto, coordenador da Vigilância em Saúde da Prefeitura, todas as medidas de controle e prevenção com relação à doença já foram desencadeadas. Segundo ele, a equipe da Vigilância em Saúde (Visa) Sul já desencadeou ‘busca ativa’ de casos suspeitos no local de moradia do paciente. "Também reforçamos a orientação aos profissionais de saúde do município para que estejam atentos a pessoas com febre a esclarecer acompanhada ou não de outro sintoma como dor de cabeça, dor no corpo, mal-estar e manchas na pele", afirma.

A Secretaria Municipal de Saúde também reforça as orientações que já vinham sendo dadas sobre a possibilidade da ocorrência de casos graves e da forma hemorrágica da dengue. Todos os serviços de saúde da rede pública e privada devem estar atentos para fazer diagnóstico precoce da doença e, assim, proporcionar assistência adequada aos doentes. Além disso, a evolução clínica de cada paciente deve ser acompanhada. "Somente desta maneira é possível detectar rapidamente formas mais graves e intervir no tratamento. Todos os casos devem ser notificados e, as formas graves, imediatamente informadas", diz Vicente.

Com relação às medidas ambientais e sanitárias, a Secretaria informa que as ações necessárias para conter o avanço da doença já vinham e continuarão sendo implementadas. A Secretaria ainda alerta sobre a necessidade da participação de todos os seguimentos da sociedade nas medidas de combate ao mosquito da dengue. "O controle da doença e a expansão da epidemia estão diretamente relacionados às ações de controle, principalmente as de eliminação de criadouros", afirma o médico.

Qualquer local que acumule água é considerado um potencial criadouros do mosquito da dengue. São potes, latas, pratos de vasos de planta, pneus, garrafas, caixas d´água destampadas ou com frestas, ralos, calhas e outros. Em 2003, Campinas notificou 452 casos de dengue, dos quais 382 autóctones e 69 importados. Este ano, além do c aso autóctone, foi confirmado um caso importado, de morador do Botafogo.