Prefeitura faz alerta e orienta sobre falso agente comunitário de saúde

16/01/2004

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas recebeu denúncias de pelo menos sete moradores da Vila União, na região Sudoeste, de que um falso agente comunitário entrou em residências com justificativa de que trabalha para o controle e prevenção da dengue. Em decorrência deste fato, a Prefeitura orienta que a comunidade preste atenção e exija identificação dos profissionais que desenvolvem ações de combate à doença na cidade.

De acordo com a médica veterinária Jeanette Trigo Nasser, supervisora interina da ações de controle da dengue no município, atitudes como esta ocasionam prejuízos para o trabalho de controle da epidemia. "Casos como estes são pontuais. É extremamente importante que a população continue a receber as equipes que atuam no controle à dengue. As ações desenvolvidas casa a casa, diariamente, em todas as regiões de abrangência da cidade são fundamentais para o combate à doença", disse.

Jeanette reafirma que é necessário que os moradores exijam crachá de identificação dos profissionais. No caso dos agentes comunitários de saúde, ainda é necessário observar se estão com o colete de agente do Paidéia. Em caso de dúvida, a pessoa pode telefonar para o Centro de Saúde que é referência para o seu bairro.

Ações. Na próxima segunda-feira, dia 19, haverá ação contra a dengue no número 527 da rua Duque de Caxias, no Centro da cidade. Na terça, as equipes removem criadouros e orientam as pessoas na área do Centro de Saúde Perseu Leite de Barros, região Noroeste. Quarta-feira, as atividades ocorrem na abrangência do Centro de Saúde Santa Mônica, Norte. Na quinta, 22, os trabalhos serão desenvolvidos em comunidades na área do Centro de Saúde União dos Bairros, região Sudoeste, e, na sexta-feira, na região Sul, na abrangência do Centro de Saúde Orozimbo Maia.

Além destas ações específicas, os agentes comunitários percorrem as ruas em toda cidade, diariamente, em atividades de conscientização da população e outras como limpeza de terrenos, caixas d´água, vistorias de pontos considerados de risco entre outras.