Centro de Saúde São Domingos promove megaoperação contra a dengue

30/01/2004

Denize Assis

O Centro de Saúde São Domingos, região Sul de Campinas, iniciou na última quarta-feira, 28 de janeiro, uma megaoperação de aplicação de BTI, larvicida biológico que tem o poder de matar a larva do mosquito da dengue (Aedes aegypti), nos bairros Jardim Campo Belo 2, Cidade Singer, Campituba, Itaguaçu, Puccamp e Jardim Ipanema.

Esta microrregião registrou, em 2002, o maior número de casos de dengue de todo o histórico de epidemias da doença em Campinas. Em todo o município, naquele ano, foram registrados 1.458 ocorrências, das quais mais de 480 – 469 dengue clássico e 11 dengue hemorrágico - eram referentes a moradores da abrangência do São Domingos.

De acordo com Giovanni Legendre Del Gallo, supervisor de controle ambiental da Secretaria de Saúde, parte desta comunidade não dispõe da rede da Sanasa e, portanto, armazena água em tambores e outros recipientes, condição que favorece a proliferação de mosquitos. "A aplicação do BTI diminui da infestação do Aedes aegypti e reduz os riscos de infecção da doença", diz Giovanni.

O supervisor informa que, por ser um produto biológico, o BTI não causa danos à saúde. E que, mesmo assim, a aplicação é feita somente nos recipientes que armazenam água que não é de beber. Durante a ação, as pessoas são orientadas quanto aos riscos da dengue e sobre como combater o mosquito. Moradores com sinais suspeitos da doença são encaminhados ao CS São domingos ou ao Módulo de Saúde do Paidéia do Jardim Fernanda.

A megaoperação, que deve durar de duas a três semanas, também inclui colocação de telas milimetradas nos recipientes. A telagem impede que a fêmea do mosquito tenha acesso à água. Para o conjunto de ações foram mobilizados 20 agentes comunitários de saúde e dois ajudantes de controle ambiental, além de um supervisor de controle ambiental.

Volta ao índice de notícias