Combate à dengue: 2.500 jovens realizam trabalho voluntário em diversos bairros

15/01/2008

Autor: Doni Vieira

Os 2.500 jovens que integram o programa "Juventude Cidadã", desenvolvido por meio de parceria dos governos municipal e federal, iniciaram na manhã desta segunda-feira, 14 de janeiro, um trabalho voluntário na área central e em bairros de Campinas de combate ao mosquito da dengue. Aproveitando esta atividade, eles também farão uma pesquisa entre os jovens relacionada à utilização do transporte coletivo na cidade.

A ação voluntária envolve esforços conjuntos das Secretarias Municipais de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social, de Saúde e da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec), além da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC). Os jovens participaram de aulas teóricas e receberam treinamento durante os meses de novembro e dezembro de 2007.

No trabalho de combate ao mosquito causador da dengue, os voluntários desenvolverão as atividades junto com os agentes de saúde, esclarecendo as famílias sobre a importância das medidas preventivas para evitar a ocorrência da doença.

Além disso, os voluntários farão uma pesquisa para atualizar dados com relação ao número de pessoas com deficiência, sobretudo verificando como vivem e as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia.

A pedido da EMDEC eles realizarão, também, um levantamento específico entre os jovens na faixa de 16 a 24 anos de idade, buscando informações sobre escolaridade, atividades junto ao mercado de trabalho e a utilização do transporte coletivo - se contam com o vale transporte e o bilhete único.

Em campo

De acordo com o coordenador de Políticas Públicas de Juventude da Secretaria de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social, César Pereira, o trabalho na zona central será feito na rodoviária, em terminais do transporte urbano, pontos de ônibus e locais de grande movimento de público.

Já nos bairros, as atividades atingirão inicialmente domicílios de áreas de cobertura de 18 centros de saúde. Os jovens exercerão as atividades de campo às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 8h30 às 17h30, sob a supervisão da coordenação do programa "Juventude Cidadã" e dos agentes de saúde. Todo o trabalho tem previsão de ser realizado até o final de março deste ano.

No programa "Juventude Cidadã", os integrantes fazem curso de qualificação profissional e de intermediação com o objetivo de facilitar o ingresso no mercado de trabalho. Eles recebem uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 120,00 e vale transporte.