Saúde reforça ofensiva contra a dengue Com 30 ajudantes de controle de vetor

29/01/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas vai reforçar a ofensiva contra a dengue a partir desta semana, com mais 30 ajudantes de controle ambiental. Os novos profissionais passam por capacitação até a próxima quinta-feira, dia 31, no Sesi Amoreiras, e começam a atuar em campo já na sexta-feira, dia 1 de fevereiro.

Eles vão desenvolver atividades como remoção e inviabilização de criadouros, controle químico, telagem de caixas d´água, ações de educação em saúde, informação e mobilização social entre outras.

“Este contingente vai garantir um reforço importante nas ações específicas de controle do Aedes aegypti, vetor da doença. Vamos ampliar os trabalhos, com qualidade, num momento importante, que é o carnaval e o pós-carnaval, quando a circulação de pessoas é grande”, diz a psicóloga Fernanda Borges, coordenadora das ações de educação da Vigilância em Saúde de Campinas.

Segundo Fernanda, ainda este mês, a Secretaria de Saúde recebe também novos supervisores e mais agentes de controle ambiental – no total estão sendo contratados 250 agentes.

Arrastão. Equipes da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, da Secretaria de Saúde de Campinas, visitaram 850 residências no último sábado, 26 de janeiro, na Vila Padre Anchieta e em parte do Nova Aparecida, na região norte da cidade, na área que faz limite com os municípios de Hortolândia e Sumaré. A operação foi articulada com os municípios vizinhos que promoveram ações em seus territórios.

As atividades incluíram ações de educação em saúde e informação, telagem de caixas de água, distribuição de telas milimetradas para serem colocadas no respiro dos reservatórios e entrega de folhetos. Também foi feito trabalho de busca ativa e os profissionais encontraram duas pessoas com sintomas da doença.

A pendência – domicílios que não puderam ser trabalhados – foi de 30%.

Situação da doença. Em 2008, em Campinas, foram notificados 160 casos suspeitos de dengue. Até o momento, seis foram confirmados. Em 2007, segundo dados preliminares, foram confirmados 6.833, sendo 4.913 por exames de laboratório e 1.903 por critério clínico epidemiológico. Cerca de 8 mil suspeitos ainda aguardam confirmação.

Volta ao índice de notícias