Ações de combate à dengue atingem as cinco regiões da cidade

13/01/2010

Mais uma série de atividades diárias com o objetivo de eliminar potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, são executadas nesta semana pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em todas as regiões da cidade.

Nesta terça-feira, 12 de janeiro, uma equipe se reúne entre as 8h e 8h30 para, com dois caminhões, percorrer as ruas da área do Distrito de Saúde Noroeste (Rua José Rosolém, 751) para recolha de resíduos. A Secretaria lembra que o mosquito da dengue se reproduz na água e que, por isso, é importante evitar o acúmulo do líquido em lugares onde as larvas do Aedes aegypti podem se desenvolver.

Na manhã desta segunda-feira, também com dois caminhões, ações de controle da dengue foram desenvolvidas pela Secretaria da Saúde na área do Distrito de Saúde Leste.

Na última quinta-feira, dia 7, os trabalhadores percorreram bairros da área do Distrito de Saúde Norte atendidos pelos Centros de Saúde Eulina, São Marcos e Padre Anchieta.

Na sexta-feira, dia 8, a equipe do Sistema Único de Saúde (SUS) desenvolveu atividades na região do Distrito de Saúde Sul e percorreu as ruas e terrenos das áreas compreendidas pelos CSs Campo Belo, Esmeraldina e Orosimbo Maia.

Novos casos

A Secretaria da Saúde de Campinas confirmou esta semana que entre o final de novembro e o início de dezembro de 2009 foram notificados quatro casos autóctones e oito casos importados da doença, o que indica a tendência de um novo ciclo epidêmico. Em 2009 foi registrado um total de 180 casos autóctones (contraídos no próprio município) e 52 importados (pessoas que contraíram dengue em outras cidades).

Também foi realizada nebulização na área de abrangência do Centro de Saúde Ipaussurama, localizado na região do Distrito de Saúde Noroeste. O critério para realizar esta operação está relacionado à existência de caso confirmado laboratorialmente, com local provável de infecção no bairro em questão e presença de pelo menos mais de um suspeito de dengue num raio de 200 metros ao redor do caso.

Confira a agenda de ações de combate à dengue

• Dia 12/01 - 3ª feira - 2 caminhões e ajudantes (Região Noroeste) - Distrito Noroeste – R: Jose Rosolem, 751.
  • Dia 13/01 - 4ª feira – 2 caminhões e ajudantes (Região Sudoeste) – Ar 7 – Av: Das Amoreiras, s/n.
  • Dia 14/01 - 5ª feira – 1 caminhão e ajudante (Região Norte) – CS Barão Geraldo – Rua Albino J. B. Oliveira, 893 – 1 caminhão e ajudante (Região Norte) – CS Santa Barbara – Rua Joaquim T. G. Zambom, 750. 1 caminhão e ajudante (Região Norte) – CS Cássio Raposo – Av: Comendador Aladino Selmi, 2551.
  • Dia 15/01 - 6ª feira – 1 caminhão grande e ajudante (Região Sul) – CS São Vicente – Rua: Francisco A Silva, 365. 1 caminhão grande e ajudante (Região Sul) – CS Figueira - Rua Jeronimo Tognolo, 77. Retirada de pneus.
  • Dia 18/01 - 2ª feira – 2 caminhões e ajudantes (Região Leste)– Distrito Leste – R: Carolina Florence, 836.
  • Dia 19/01 - 3ª feira - 2 caminhões e ajudantes (Região Noroeste) Distrito Noroeste – R: Jose Rosolem, 751.
  • Dia 20/01 - 4ª feira – 2 caminhões e ajudantes (Região Sudoeste) – Ar 7 – Av: Das Amoreiras, s/n.
  • Dia 21/01 - 5ª feira – 1 caminhão e ajudante (Região Norte) – CS Santa Mônica – Rua – Olivio Manoel de Camargo, 297 – 1 caminhão e ajudante (Região Norte) – CS Boa Vista – Rua: Das Acácias, 600 –1 caminhão e ajudante (Região Norte) – CS Aurélia – Rua Licinia T. Souza, 331.
  • Dia 22/01 - 6ª feira – 1 caminhão grande e ajudantes (Região Sul) – CS Orosimbo Maia – Rua: Laerte de Moraes, s/nº – 1 caminhão grande e ajudantes (Região Sul) – CS Paranapanema – Rua: Boaventura Lemos, 590 – 1 caminhão pequeno e ajudante (Região Sul) – CS São José – Av: José Carlos do Amaral Galvão, 184.
  • Dia 25/01 - 2ª feira – 2 caminhões e ajudantes (Região Leste)– Distrito Leste – R: Carolina Florence, 836.
  • Dia 26/01 - 3ª feira - 2 caminhões e ajudantes (Região Noroeste) - Distrito Noroeste – R: Jose Rosolem, 751.
  • Dia 27/01 - 4ª feira – 2 caminhões e ajudantes (Região Sudoeste) – Ar 7 – Av: Das Amoreiras, s/n.
  • Dia 28/01 - 5ª feira – 1 caminhão e ajudante (Região Norte) – CS Eulina – Rua Martin Luther King Jr. 286 – 1 caminhão e ajudante (Região Norte) – CS São Marcos – Rua: Maria Luiza P. de Camargo, 198 –1 caminhão e ajudante (Região Norte) – CS Anchieta – Av. Papa João Paulo II S/nº.
  • Dia 29/01 - 6ª feira – 1 caminhão grande e ajudantes (Região Sul) – CS Campo Belo – Jardim Campo Belo I – 1 caminhão grande e ajudantes (Região Sul) – CS Carvalho de Moura – Rua: Celso Luglio, s/nº – 1 caminhão pequeno e ajudante (Região Sul) – CS São José – Av: José Carlos do Amaral Galvão, 184.