Bloqueio químico contra a dengue visa atingir 500 endereços nesta quarta-feira no Carvalho de Moura

25/01/2011

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas promove nesta quarta-feira, dia 26 de janeiro, bloqueio químico contra a dengue na abrangência do Centro de Saúde (CS) Carvalho de Moura, na região sul da cidade. A área tem 1 caso confirmado da doença e três suspeitos. A medida integra os trabalhos de intensificação da ofensiva contra a doença na cidade.

O objetivo é trabalhar 500 domicílios nos bairros Jardim Icaraí, Noêmia, Carvalho de Moura e Estela. As ações serão realizadas por 50 servidores da Vigilância em Saúde Sul e do Centro de Controle de Zoonoses. Os trabalhos ainda têm o apoio da equipe do CS Carvalho de Moura.

“É necessário que as pessoas recebam as equipes. Os moradores foram informados nesta terça-feira, dia 24, sobre como preparar seu imóvel para a ação”, afirma o supervisor geral de dengue da Visa Sul, Daniel Dela Libera Rodrigues.

Daniel informa que a nebulização é utilizada para bloquear a transmissão da doença e não é eficaz quando adotada como medida única e principalmente se as pessoas continuarem a acumular latinhas, potes, garrafas e qualquer outro recipiente que acumule água.

“Se os criadouros forem mantidos, o mosquito volta a se proliferar em poucos dias após a nebulização. Portanto, inviabilizar e eliminar criadouros é regra de todo dia, mesmo após a nebulização”, diz Daniel. Ele reforça que o bloqueio químico é uma ação dentro de um conjunto de muitas outras utilizadas no combate à dengue.

Situação da doença. A Vigilância em Saúde de Campinas, por meio da coordenação do Programa Municipal de Combate à Dengue, informou nesta terça-feira, dia 25 de janeiro, que foram confirmados 13 casos de dengue este ano no município, sendo seis importados, ou seja contraídos em outra cidade, e sete autóctones, quando a pessoa é infectada no próprio local de moradia.

Estes são os primeiros casos da doença em 2011 e referem-se a pessoas que manifestaram sintomas na primeira semana do ano. Há outros casos suspeitos aguardando resultados de exames laboratoriais.

Segundo o médico sanitarista André Ribas Freitas, esta é uma época do ano com grande quantidade de chuvas e muito calor, portanto o momento do reforço nas ações de prevenção.

A Prefeitura tem adotado uma série de ações e anunciou ontem, dia 24 de janeiro, que o Carnaval de 2011 terá como foco a prevenção da dengue. O tema será “O bicho tá solto, pegue o bicho!”. O objetivo com essa iniciativa é sensibilizar cada vez mais a população para que todos se envolvam no combate à doença e evitem a proliferação do mosquito transmissor.

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde de Campinas, Maria Filomena de Gouveia Vilela, o sucesso no combate à dengue requer a participação de todos, da Secretaria de Saúde, que pode e deve fazer sua parte, de todas as secretarias da Prefeitura e da comunidade. Por isso, a escolha do tema do Carnaval é muito oportuna.

“Esta iniciativa é muito importante porque insere a questão de mobilização social em dengue de forma criativa e chama a atenção para o problema. Trata-se de uma contribuição importante no sentido de que poder público e sociedade estejam mobilizados no combate à dengue”, disse.