Ação contra a dengue no Carvalho de Moura atingiu 476 residências

27/01/2011

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde Sul, visitou 476 residências nesta quarta-feira, dia 26 de janeiro, durante bloqueio químico contra a dengue no Jardim Icaraí e Carvalho de Moura, na abrangência do Centro de Saúde (CS) Carvalho de Moura, na região sul da cidade. Na área, foi registrado um caso autóctone da doença. Outros três suspeitos aguardam resultados de exames laboratoriais.

Do total de endereços visitados, 337 foram trabalhados e 113 estavam fechados. Também houve 26 recusas, sendo que as negativas ocorreram por motivo de saúde, por contarem com morador recém-nascido, por abrigarem muitos animais e 12 delas se recusaram sem justificativa. No próximo sábado, 29 de janeiro, as equipes retornam ao local para completar a ação nos domicílios que estavam fechados.

Os trabalhos foram realizados por cinquenta servidores da Vigilância em Saúde Sul e do Centro de Controle de Zoonoses. A iniciativa ainda contou com o apoio da equipe do CS Carvalho de Moura.

Sudoeste. Nesta quinta-feira, dia 27 de janeiro, acontece arrastão contra a dengue no Eldorado dos Carajás, na abrangência do CS Santo Antônio, região sudoeste da cidade. No local, há um caso positivo autóctone da doença e um suspeito. A atividade será realizada por quinze agentes de controle ambiental da Visa Sudoeste, além do apoio das equipes da Secretaria de Serviços Públicos para a retirada dos materiais.

Os trabalhos incluem busca ativa de pessoas com sintomas de dengue, retirada e inviabilização de criadouros e ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social. As famílias também serão orientadas sobre como se preparar para receber as equipes de nebulização na próxima terça-feira, dia 1º de fevereiro.

O supervisor de dengue Leonardo Souza Santos, da Visa Sudoeste, informa que as equipes preparam, de véspera, a área para a nebulização, com a retirada de criadouros e a orientação das famílias - as pessoas têm que ter um tempo para se organizar, já que a ação exige que o imóvel fique vazio por um período, entre outras providências. Imóveis com pessoas acamadas não são nebulizados.

Situação da doença. Em Campinas, em 2011, foram confirmados 13 casos de dengue, sendo seis importados, ou seja contraídos em outra cidade, e sete autóctones, quando a pessoa é infectada no próprio local de moradia. Estes são os primeiros casos da doença em 2011 e referem-se a pessoas que manifestaram sintomas na primeira semana do ano. Há outros casos suspeitos aguardando resultados de exames laboratoriais. Em 2010, foram confirmados 2.647 casos, com dois óbitos.

Volta ao índice de notícias