Saúde alerta para a prevenção da dengue na época das chuvas

04/01/2013

Autor: Amanda Romero

Os cuidados para a prevenção da dengue têm que ser contínuos. Além das ações diárias da Secretária de Saúde, por meio do trabalho de suas equipes dos centros de saúde, a população também contribuir para que não ocorra a proliferação de criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypt.

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) alerta a população para que receba as equipes das unidades de saúde em suas casas, já que com o aumento da incidência de chuvas, típicas dessa época do ano, facilita a a proliferação do mosquito nos criadouros, que se formam apor conta do acumulo de água.

“A melhor forma de prevenção da dengue é por meio da remoção e inviabilização dos criadouros. Devemos remover e cobrir tudo o que possa acumular água. Em épocas de chuva, as pessoas têm que fazer a manutenção das calhas, muitos não sabem que elas podem ser foco de proliferação do mosquito”, explica a coordenadora do Programa de Combate a Dengue de Campinas, Tessa Roesler.

Sorotipos

Existem quatro sorotipos do vírus, o que permite a reincidência da doença em pessoas que, anteriormente, já foram infectados. “Em 2012 houve a introdução de um novo subtipo do vírus na região, o DENV 4, o que significa que toda a população pode pegar dengue, inclusive os que já tiveram. Nas pessoas em que a doença é reincidente, o quadro pode ser mais grave”, alerta a coordenadora Tessa.

As equipes que fazem o trabalho de prevenção nas ruas são formadas por agentes de controle ambiental e agentes comunitários de saúde, que, além das visitas de casa em casa, vão a pontos estratégicos e imóveis especiais para a remoção de criadouros, como explica Tessa. “Os pontos estratégicos são locais que pela atividade exercida podem ser foco da proliferação do mosquito, como ferros-velhos e floriculturas. Já imóveis especiais, são os lugares em que há acumulo de pessoas, com a rodoviária”.

Até a primeira quinzena de dezembro de 2012, foram computados 961 casos de dengue. Para que esse número seja menor no próximo ano, a população deve certificar-se rotineiramente de que as caixas d´água estão adequadamente vedadas, fechar bem os sacos plásticos utilizados para acondicionar lixo e manter a lixeira tampada.

É importante, também, retirar a água parada das lajes, não deixar a água acumulada nos pratinhos de vasos de planta, remover dos quintais materiais que permitam o acúmulo de água, como pneus, latas, garrafas, jogar no local adequado entulho, entre outras orientações já divulgadas pela Secretaria de Saúde e Ministério da Saúde.

Volta ao índice de notícias