Prefeito anuncia intensificação da segurança em centros de saúde

22/01/2013

Autor: Juliana Perrenoud

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou nesta segunda-feira, dia 21, em coletiva de imprensa, uma intensificação na segurança dos centros de saúde da cidade.

Donizette solicitou maior patrulhamento interno da prefeitura e pediu para a Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública reforçar a vigilância nos prédios próprios.

Além disso, o prefeito contatou o delegado da seccional de Campinas, José Carneiro de Campos Rolim Neto, pedindo para que crimes como esse não fiquem impunes.

As medidas foram tomadas após o furto de 11 monitores de computador e uma CPU no Centro de Saúde do Jardim Capivari no sábado, dia 19. Donizete classificou esse tipo de ocorrência, que prejudica a população, como uma das mais graves. "Eu acredito que qualquer crime tenha sua gravidade, mas um crime como este acaba se voltando contra a própria comunidade. O atendimento de sábado foi suspenso e reaberto parcialmente nesta segunda. Como prefeito, vou combater ao extremo esse tipo de ocorrência em escolas e centros de saúde e cobrar solução da Polícia Civil".

De acordo com o prefeito, essas situações só terão um fim com um combate duro. "Vou fazer com que o dinheiro público seja usado em benefício da população e que não haja esse tipo de comportamento", finalizou.

Reposição

Os equipamentos furtados já foram repostos e devem ser instalados ainda nesta terça-feira, dia 22. Cerca de 50% das pessoas que procuraram o Centro de Saúde tiveram atendimento.

"A administração de medicamentos injetáveis, consultas previamente agendadas, entrega de receitas prontas, urgências e emergências, curativos, inalação e entrega de medicamentos na farmácia foram realizados normalmente", afirmou a coordenadora da unidade, Rita de Cássia Bottcher.

Deixaram de ser realizados agendamentos de consultas, renovações de receitas, vacinas e consultas de especialidades.

CS Capivari

O CS Capivari atende cerca de 300 pessoas por dia entre consultas e farmácia na região sudoeste de Campinas. Em dezembro de 2012, recebeu 23 novas máquinas, com 4 gigabytes de memória e monitores de 22 polegadas, adequadas às atividades desenvolvidas na unidade a partir da informatização total.