Programa DST-Aids vai distribuir 40 mil preservativos

05/02/2002

Com um aparato de 40 mil preservativos, 30 mil fitas de cabeça e 30 mil ventarolas com informações e orientação para o folião, o Programa Municipal de DST-Aids, da Secretaria Municipal de Saúde, vai conduzir a campanha de prevenção à Aids neste Carnaval.

Para isso, deverá contar com o apoio de cerca de quarenta voluntários das ONGs que trabalham em parceria com a Prefeitura, além de servidores das Secretarias Municipais de Saúde e Cultura. AS ONGs engajadas nessa campanha são a Morada Amor e Luz, Grupo da Amizade, RNP + e Identidade.

As equipes estarão presentes nas atividades lúdico-culturais previstas, como desfiles das escolas de samba no sábado e no domingo, bailes populares como o de segunda-feira no Largo do Rosário, programas das bandas tradicionais durante todo o período, além de alguns clubes e casas noturnas que, habitualmente, mostram grande concentração de jovens.

Os voluntários integrados na campanha atuarão uniformizados com camisetas do Programa DST-Aids e terão apoio da Secretaria Municipal de Cultura na retaguarda da organização e definição das áreas de atuação.

O Programa ainda vai contar com apoio, na conscientização dos foliões, de cinco outdoors afixados em locais estratégicos da cidade, bem como com 360 inserções diárias no painel eletrônico da Avenida Moraes Sales. A Prefeitura ainda aguarda o envio de material suplementar por parte do Ministério da Saúde.

Maria Cristina Ilário, coordenadora do Programa DST-Aids explica que o trabalho de conscientização e orientação ao folião para evitar o consumo excessivo de álcool e drogas, de qualquer natureza, é muito importante para a prevenção. "Um folião alcoolizado ou sob efeito de drogas está mais propenso a desrespeitar as regras de prevenção, principalmente quanto ao uso da camisinha nas relações sexuais", explica a coordenadora.