Saúde realiza mutirão contra a dengue neste sábado na região Norte

23/02/2007

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Infra-estrutura e Obras, Sanasa e Distritos de Saúde , realiza nesta sábado, dia 24, um megaoperação de combate ao mosquito Aedes aegypti em sete bairros da Região Norte de Campinas que fazem divisa com os municípios de Hortolândia e Sumaré. Nestes locais foram confirmados 67 casos de dengue este ano. A operação, que começa às 7h30 e vai até às 13h, mobilizará mais de 200 profissionais e 26 viaturas. Os municípios de Hortolândia e Sumaré realizarão ação conjunta.

Até o dia 21 de fevereiro foram confirmados 225 casos de dengue em Campinas, sendo 76 autóctones e 22 importados. Deste total, 127 estão em investigação quanto ao local onde ocorreu a infecção. Foram confirmados outros 60 casos, cujo atendimento ocorreu em Campinas, mas os pacientes residem nos municípios de Hortolândia e Sumaré.  No mesmo período de 2006 foram confirmados apenas 27 casos.

A região Norte concentra o maior número de casos, principalmente nos bairros que fazem divisa com os municípios de Hortolândia e Sumaré e onde será realizada a megaoperação - Vila Padre Anchieta, Nova Aparecida, CDHU, Vila Maria Helena, Vila Padre Josimo, Vila Francisca e Renascença. Técnicos da saúde da Vigilância em Saúde (Visa) do Distrito Norte avaliam que a grande quantidade de reciclados e entulhos, além da falta de infra-estrutura básica como água encanada, condições sanitárias precárias e borracharias favorecem a criação do mosquito.

Para o secretário municipal de saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, esses fatores, aliados à degradação ambiental na região, contribuem para o aumento dos casos. “Evidentemente não eliminaremos totalmente os mosquitos, mas temos que diminuir a infestação de dengue, e para isso necessitamos da colaboração dos moradores em manter seus quintais livres de entulhos ou objetos que sirvam para a procriação do mosquito”, diz.

O secretário observa que a transmissão ocorreu durante todo o ano de 2006, sem interrupção nos meses de inverno. “Se não tivéssemos tomados uma série de atitudes preventivas ao longo do ano passado, certamente o número de casos seria maior neste início de ano, época bastante chuvosa”, diz. Outro que tem dificultado o trabalho dos agentes é o grande número de casas fechadas. As autoridades sanitárias alertam a população para deixar os agentes de saúde, devidamente identificados com crachás, entrarem em suas residências para fazer a busca ativa.

Na última quinta-feira, Saraiva, que também preside a Câmara Temática de Saúde do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), reuniu-se com representantes da área de saúde dos 19 municípios para definir ações em longo prazo no combate a dengue. “Alguns municípios não registraram nenhum caso em 2007, mas eles correm risco, pois o mosquito não respeita divisas e a infestação pode chegar até eles, por isso precisamos trabalhar em conjunto”, diz.

A área de transmissão em Campinas não está limitada apenas à região Norte. Os últimos casos confirmam a ocorrência da doença em bairros de todos os distritos de saúde. Durante todo ao ano de 2006 ocorreram 769 casos de dengue autóctones.

Mutirão

O ponto de encontro das equipes para o início do mutirão no sábado é a Sub-prefeitura da Vila Padre Anchieta, às 7h30. Em seguida, as equipes se dirigirão para os bairros, onde farão busca ativa de casos suspeitos, remoção dos criadouros do mosquito Aedes aegypti e atividades de educação, limpeza de terreno e colocação de telas em caixa de água externas. Criadouros são recipientes que podem acumular água, servindo assim de ambiente favorável para a proliferação do Aedes aegypti.

Hora - 7h30 – Encontro das equipes na sub-prefeitura da Vila Padre Anchieta
Locais
Fim da operação
– 13 horas