Ações de combate à dengue continuam durante a semana

03/02/2009

Autor: Bruno Sgambato

Como aconteceu ontem na região Leste, a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, continua com às ações de combate à dengue nos cinco distritos de Campinas. A ação de ontem se restringem à remoção de pneus velhos nas borracharias.

Amanhã, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) percorre a Região Noroeste, na área do Centro de Saúde Pedro Aquino (Balão Laranja) e no bairro Satélite Íris II. As ações começam a partir das 8h e serão centralizadas na remoção de possíveis criadouros, já que na região foram confirmados dois casos de dengue.

O técnico em vigilância de saúde, Rodrigo Antonio Araújo Pires, informa que a equipe estará devidamente identificada e os moradores devem recebê-los para a vistoria. A Covisa orienta ainda os moradores da região Satélite Íris II que não joguem lixo nos terrenos vazios.

Na quarta-feira, 4, é a vez da região Norte. De acordo com o supervisor geral dessa região, Roberto Ribeiro de Souza, na área do Centro de Saúde Santa Bárbara será feito o telhamento das caixas d'água e um arrastão, já que foi registrado um caso positivo de dengue. Já na área do Centro de Saúde São Marcos será feito o recolhimento de pneus nas borracharias. Ainda segundo o supervisor, em média são recolhidos cerca de 320 pneus por mês. Os pneus recolhidos serão encaminhados ao Departamento de Limpezas Urbanas.

O objetivo dessas ações é derrubar qualquer chance de uma epidemia de dengue na cidade.

Dados atuais

Em dezembro, Campinas registrou 12 casos de dengue. Em janeiro a Secretaria registrou 212 notificações, sendo que nove foram confirmadas pelo Instituto Adolfo Lutz -

Em 2008, foram 249 ocorrências confirmadas de janeiro a novembro, uma redução de mais de 97% em relação ao ano de 2007, quando foram mais de 9,2 mil.

A redução se deve à mudança na estratégia de controle no município. O Programa de Controle da Dengue de Campinas foi aprimorado e passou a ter como princípios a busca de articulações intersetoriais com meio ambiente, educação, justiça, gabinete do prefeito, infraestrutura, entre outros, e a orientação à população para cuidar de seus ambientes.