Prefeitura inicia campanha publicitária contra dengue

15/02/2013

Autor: Marina Avancini

A Prefeitura de Campinas, por meio das secretarias municipais de Comunicação e Saúde, inicia neste próximo final de semana a campanha publicitária de prevenção e combate à dengue. O combate aos focos de proliferação do mosq1uito transmissor já vem ocorrendo na cidade.

A campanha “Prefeitura de Campinas e você na luta contra a dengue” tem o objetivo de alertar a população sobre como evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, além de ressaltar os sintomas da dengue.

As peças publicitárias serão colocadas nos ônibus urbanos (busdoors), publicadas em mídias impressas e veiculadas em emissoras de rádio. Além disso, haverá a instalação de “pirulitos” (sinalizadores) em 24 pontos da cidade, como Largo Santa Cruz, Paço Municipal e Praça Arautos da Paz.

“A campanha educativa é muito importante para relembrar a população sobre os cuidados que devem ser tomados em relação à proliferação do mosquito. Além disso, ajuda a alertar as pessoas sobre os sintomas da doença”, afirma Brigina Kemp, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

O combate à dengue é uma das prioridades do governo Jonas Donizette. Neste ano, foram registrados 85 casos da doença. As principais áreas de transmissão são os bairros Campo Belo, com 18 casos, e Jardim Rossin, com sete casos.

Desde 5 de fevereiro, a Prefeitura conta com a ajuda do Exército para orientar moradores, retirar criadouros, limpar terrenos e colocar telas nas caixas d’ água. A ação conjunta começou na região do Campo Belo.

Novo sorotipo

Uma das preocupações da Secretaria de Saúde de Campinas é a introdução de um novo sorotipo da dengue. Em 2012, desde a reintrodução da doença, nos anos 90, a cidade registrou o primeiro caso do vírus tipo 4, que circula no País desde 2010 e foi notificado no Estado de São Paulo em 2011. Antes de Campinas, duas cidades da região tiveram casos do tipo 4 confirmados.

O vírus tipo 4 da dengue não é mais perigoso que os demais, mas as pessoas que já contraíram a doença continuam suscetíveis. Ao contrair dengue novamente, o risco de a doença se manifestar de forma mais grave é aumentado.

Cuidados

Para evitar a proliferação do mosquito da dengue é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos devem ter a água trocada a cada dois dias. “É importante, também, vedar a caixa d’água. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados. Essas medidas são a maneira mais eficiente de combater a doença”, explica a coordenadora do Programa de Controle da Dengue, Tessa Roesler.

Sintomas

Quem tiver febre acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo, nas juntas e atrás dos olhos, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Crédito: DECOM