Equipes da Saúde participarão de curso sobre dengue

19/02/2013

Autor: Tiago Freitas

A Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, promove nesta quinta-feira, dia 21 de fevereiro, capacitação sobre dengue e outras doenças febris hemorrágicas. Voltado para médicos e enfermeiros das redes pública e particular de Saúde, o curso será ministrado no Salão Vermelho do Paço Municipal, em dois horários, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, com o mesmo conteúdo.

As inscrições podem ser feitas nas cinco sedes da Vigilância em Saúde da cidade. No entanto, aqueles que não conseguirem fazer o cadastro previamente, poderão se inscrever na hora, na própria prefeitura. Os telefones e endereços das Visas podem ser conferidos pelo telefone 156.

A capacitação vai abordar a situação da dengue (situação epidemiológica), diagnóstico clínico (sinais e sintomas) e manejo (como tratar e acompanhar) de pacientes. Também vai abordar as síndromes febris hemorrágicas e sepse e seus respectivos diagnóstico e manejo clínico.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), enquanto a Saúde Pública não dispuser de uma vacina contra a dengue, continuar a investir na capacitação de recursos humanos para a assistência aos pacientes é a forma mais eficiente para a redução do número de casos e da mortalidade por esta doença.

Ainda segundo o Devisa, o município já enfrentou grandes epidemias, com alternância de sorotipos da dengue e há um contingente grande de pessoas anteriormente expostas. Além disso, desde o ano passado, há circulação de um novo tipo de vírus, o da dengue 4, que potencializa o risco de epidemia.

"Este conjunto de fatores predispõe à ocorrência de casos graves. É neste contexto que provemos este curso, que consiste em uma oportunidade de reforçar a rede de atenção ao tratamento das formas mais graves de dengue", informou Tessa Roesler, coordenadora do Programa de Prevenção e Controle da Dengue de Campinas. A coordenadora reforçou que o combate à dengue é uma das prioridades da atual Administração.

Tessa explicou que a capacitação foi planejada pela Secretaria de Saúde para ocorrer antes de abril, mês historicamente de maior incidência da doença. Outra preocupação é com o excesso de notificações importadas durante o Carnaval. "Temos casos vindos do Paraná, Bahia, Mato Grosso, Rio de Janeiro, e no estado de São Paulo, de cidades com epidemia, como os litorais Sul e Norte, Ribeirão Preto, Barretos e Leme. Temos um caso confirmado, inclusive, vindo do Paraguai. Por isso que ressaltamos sempre a necessidade de procurar ajuda médica o mais breve possível ao apresentar como febre associada ou não a outro sintoma como dor no corpo, dor atrás dos olhos entre outros", finalizou Tessa.

Situação da doença. Este ano foram notificados, em Campinas, 518 casos suspeitos de dengue, dos quais 85 foram confirmados, entre autóctones (contraídos no próprio município) e importados. Entre os 85, foi confirmado um caso da forma hemorrágica. O paciente foi acolhido e recebeu todos os cuidados em uma unidade hospitalar, onde seguiu com tratamento até receber alta.