Ações de combate à dengue continuam no Jardim Rossin na terça-feira

25/02/2013

Autor: -

As ações de combate à dengue no Jardim Rossin continuam na manhã desta terça-feira, 26 de fevereiro. Soldados do Exército e funcionários da Secretaria de Saúde de Campinas vão percorrer as ruas do bairro para retirar criadouros, orientar moradores, limpar terrenos e colocar telas nas caixas d’ água.

O trabalho no Jardim Rossin teve início na última quinta-feira, 21 de fevereiro. Neste ano, Campinas registrou 92 casos de dengue clássica e um de dengue hemorrágica, sendo 20 no Campo Belo e dez no Rossin, bairros considerados áreas de transmissão da doença. Nos primeiros dois meses do ano passado a cidade contabilizou 103 casos de dengue.

A operação em parceria com o Exército começou em 5 de fevereiro, no Campo Belo II. Depois, foi estendida para o Campo Belo I, Jardim Fernanda e Jardim Rossin. Na quinta, 28 de fevereiro, e sexta-feira, 1º de março, a ação continua nos bairros Lafayette Álvaro e Jardim Líria, região Leste da cidade.

 “É muito importante que as pessoas recebam as equipes para que o trabalho seja eficaz”, explica a coordenadora do Programa de Controle da Dengue, Tessa Roesler.

Novo sorotipo

Uma das preocupações da Secretaria de Saúde é a introdução de um novo sorotipo da dengue. Em 2012, desde a reintrodução da doença, nos anos 90, a cidade registrou o primeiro caso do vírus tipo 4, que circula no País desde 2010 e foi notificado no Estado de São Paulo em 2011. Antes de Campinas, duas cidades da região tiveram casos do tipo 4 confirmados.

O vírus tipo 4 da dengue não é mais perigoso que os demais, mas as pessoas que já contraíram a doença continuam suscetíveis. Ao contrair dengue novamente, o risco de a doença se manifestar de forma mais grave é aumentado.

Cuidados

Para evitar a proliferação do mosquito da dengue é preciso não deixar acumular água em latas, pneus e outros objetos. Os vasos devem ter a água trocada a cada dois dias. “É importante, também, vedar a caixa d’água. Essas medidas são a maneira mais eficiente de combater a doença”, comenta Tessa.

Sintomas

Quem tiver febre acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo, nas juntas e atrás dos olhos, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde.


Crédito da foto: Carlos Bassan

Volta ao índice de notícias