Prefeitura remove mais de 23 toneladas de criadouros em obra abandonada da Encol

08/03/2004

Denize Assis

Equipes da Prefeitura de Campinas removeram mais de 23 toneladas de entulho e outros materiais numa mega-operação contra a dengue realizada em um prédio abandonado ainda em construção pela falida Encol. O trabalho, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e com apoio da Ecocamp, foi realizado em duas etapas, a primeira no dia 1 de março e a segunda e última nesta segunda-feira, 8 de março. A limpeza necessitou de uma retroescavadeira e de caminhões. O material removido foi levado para o aterro sanitário.

A obra, localizada na rua Comendador Luís J. T. de Queiroz, em frente ao número 155, no Botafogo (região Leste), está ocupada por famílias que trabalham com reciclagem e se transformou num ponto de alto risco para a saúde pública. "O lixo acumulado no local propicia a proliferação de mosquito, ratos, baratas, escorpiões entre outros vetores de doença que colocam em risco tanto a saúde de quem habita o lugar como de todos os moradores dos arredores", diz Janilce Souza, supervisora de controle ambiental da Secretaria de Saúde.

Segundo a supervisora, as equipes coletaram, durante a ação, larvas de mosquito. Os exemplares foram encaminhados para o laboratório do Centro de Controle de Zoonoses para exames que devem apontar se a espécie trata-se do mosquito da dengue, o Aedes aegypti.

Além de remover o lixo, os profissionais de saúde conversaram com moradores e outras pessoas que freqüentam o local para informá-los sobre as doenças e sobre como proceder para diminuir os riscos. "O local não é adequado para moradia. Mesmo assim, há famílias com crianças e muitos animais convivendo lá", diz a supervisora. Segundo ela, a obra é monitorada freqüentemente e recebe visitas mensais. "No entanto, é necessário que as pessoas colaborem e façam sua parte", afirma.

Janilce informa ainda que o mesmo procedimento tem que ser adotado, periodicamente, para todos os outros prédios abandonados inacabados na cidade. Levantamento da Secretaria de Saúde aponta que há pelo menos 38 obras nestas condições no município. Destas, segundo informações obtidas pela Prefeitura, 10 são da Encol e estão todas localizadas na Região Leste de Campinas. "Quando o prédio está fechado e o responsável não é localizado, é necessário autorização da Justiça para que as equipes entrem no local para fazer a limpeza", diz.

Sinais. Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça e no corpo e fraqueza. Também podem surgir manchas na pele. Ao apresentar algum destes sinais, a pessoa deve procurar o Centro de Saúde o mais rápido possível. Este ano, em Campinas, a Vigilância em Saúde registrou 15 casos de dengue, sendo cinco autóctones – de pessoas que contraíram a doença no próprio município.