Campinas promove evento para alertar sobre dengue

24/03/2004

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas promove no próximo sábado, 27 de março, Dia D Estadual de Combate à Dengue, um grande evento na Lagoa do Taquaral para alertar a população sobre a necessidade da colaboração de todos para manter a doença sob controle na cidade.

O número de casos no município caiu mais de 90%. De janeiro a 20 de março deste ano, foram registrados 5 casos autóctones, uma redução de 97% em relação ao mesmo período de 2003, quando houve 222 confirmações. Caso autóctone refere-se ao paciente que contraiu a doença no município onde mora. Campinas enfrentou a primeira grande epidemia de dengue em 1998. Desde então, depois de seis anos consecutivos registrando casos, este é o menor número de casos registrado entre janeiro e março.

As equipes das Vigilâncias em Saúde Leste e Norte e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), coordenadas pela Saúde Coletiva municipal, vão distribuir, no dia, 20 mil folhetos educativos. Também vão informar as pessoas sobre a necessidade de inviabilizar criadouros diariamente. Barracas com exemplares do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da doença, e o inseto nas várias fases até chegar a vida adulta estarão expostos para a população. Peças de teatro sobre o tema serão apresentadas por agentes comunitários de saúde.

Segundo a médica sanitarista Naoko Silveira, da Saúde Coletiva de Campinas, a experiência em vários anos de campanha mostrou que as medidas de controle mais eficazes são as ações para manter o ambiente seguro e a conscientização da população. "O uso continuado de inseticida faz com que o mosquito desenvolva resistência", afirma.

O evento de sábado é mais um na programação desenvolvida pela Secretaria de Saúde durante todos os dias úteis deste ano na cidade para alertar a população sobre a necessidade do combate ao Aedes aegypti. Desde janeiro, a Prefeitura tem promovido arrastões diários para remoção de criadouros, ações educativas e busca de casos suspeitos nas cinco regiões do município. Mega-operações de limpeza são desencadeadas periodicamente e, esta semana, estão sendo desenvolvidos trabalhos na região Norte. É Campinas mobilizada para impedir a entrada de uma nova epidemia.

A enfermeira sanitarista Brigina Kemp afirma que sábado é uma data que dá ênfase para o combate à dengue. No entanto, a sanitarista alerta aos campineiros que não é preciso esperar pelos dias de mobilização para que todos se certifiquem de que não estão criando o mosquito em casa e no quintal.

"É necessário tomar providências diariamente. Qualquer objeto que acumula água, por minúsculo que seja, pode servir de criadouro. Na época de chuva, uma tampinha de garrafa pode servir como local de reprodução do mosquito", diz. Brigina afirma que, com medidas simples, como manter garrafas de cabeça para baixo, pneus cobertos, lixos e cisternas tampados e caixas d´água limpas e bem vedadas, é possível manter o ambiente livre da dengue.

A Secretaria de Saúde também quer aproveitar a semana que antecede o Dia D como oportunidade para reforçar, junto aos profissionais de saúde, a necessidade de suspeitar como dengue e investigar todo caso de febre a esclarecer, sintoma que pode ou não vir acompanhado de outros sinais como dor de cabeça, dores musculares e no corpo, dor atrás dos olhos e manchas na pele (exantemas).

"Para manter a doença sob controle é fundamental que as equipes pensem em dengue e investiguem e notifiquem os casos para a Vigilância em Saúde. A detecção rápida dos casos é fundamental para a adoção de medidas de controle e para impedir que a doença se espalhe", diz a enfermeira.