Dengue registra queda de 90% nos primeiros meses de 2004

25/03/2004

Denize Assis

O número de casos de dengue em Campinas caiu mais de 90% nos primeiros meses de 2004, em relação ao mesmo período de 2003, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 24, pela Secretaria Municipal de Saúde. Entre janeiro e março de 2004, foram registrados 5 casos autóctones no município, contra 222 no mesmo período do ano passado. Este é o menor número de casos registrado nos primeiros três meses do ano, desde 1998, quando a cidade enfrentou a primeira grande epidemia de dengue.

Para garantir a manutenção desta queda nos índices, a Secretaria vai promover, no próximo sábado, 27 de março, Dia D Estadual de Combate à Dengue, um grande evento na Lagoa do Taquaral com o objetivo de alertar a população sobre a necessidade da colaboração de todos para manter a doença sob controle na cidade.

As equipes das Vigilâncias em Saúde Leste e Norte e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), coordenadas pela Saúde Coletiva municipal, vão distribuir, no dia, 20 mil folhetos durante o evento. Elas também vão informar as pessoas sobre a necessidade de eliminar diariamente os criadouros do Aedes aegypti, o mosquito transmissor do vírus da dengue. Barracas com exemplares do mosquito, em suas várias fases até chegar a vida adulta, estarão expostas para a população. Peças de teatro sobre o tema serão apresentadas por agentes comunitários de saúde.

Ambiente seguro. Segundo a médica sanitarista Naoko Silveira, da Saúde Coletiva de Campinas, a experiência em vários anos de campanha mostrou que as medidas de controle mais eficazes são as ações para manter o ambiente seguro e a conscientização da população. "O uso continuado de inseticida faz com que o mosquito desenvolva resistência", afirma.

O evento de sábado é mais um na ampla programação desenvolvida pela Secretaria de Saúde durante todos os dias úteis deste ano na cidade para alertar a população sobre a necessidade do combate ao mosquito da dengue. Desde janeiro, a Prefeitura tem promovido arrastões diários para remoção de criadouros, ações educativas e busca de casos suspeitos nas cinco regiões do município. Mega-operações de limpeza de locais onde existem criadouros têm sido desencadeadas periodicamente e, esta semana, são desenvolvidos trabalhos na região Norte.

Todos os dias. A enfermeira sanitarista Brigina Kemp afirma que sábado é uma data importante na mobilização para o combate à dengue. Mas ela alerta que o combate à epidemia deve ser constante.

"É necessário tomar providências diariamente. Qualquer objeto que acumula água, por minúsculo que seja, pode servir de criadouro. Na época de chuva, uma tampinha de garrafa pode servir como local de reprodução do mosquito", diz. Brigina afirma que, com medidas simples, como manter garrafas de cabeça para baixo, pneus cobertos, lixos e cisternas tampados e caixas d´água limpas e bem vedadas, é possível manter o ambiente livre da dengue.