Mutirão da Cidadania intensifica combate ao mosquito da dengue

29/03/2004

Donizeti Vieira

Agentes comunitários de saúde aproveitaram as ações do Mutirão da Cidadania na área da AR 11 para intensificar o trabalho preventivo de combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue. O biólogo Ovando Provatti, da Vigilância Sanitária Norte, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, explica que as equipes concentraram o trabalho na área do Jardim São Bento, Vila Aurocan, Núcleo Residencial Novo Jardim Eulina e algumas regiões do Parque Santa Bárbara, por serem bairros onde já surgiram focos do mosquito.

Os agentes visitaram mais de 500 imóveis e pediram aos moradores, entre outras recomendações, que não deixem objetos como pneus e vasos acumularem água e se tornarem locais apropriados para o mosquito procriar.

As equipes entregaram para os moradores folhetos com informações básicas para combater não só o mosquito da dengue, mas também ratos e escorpiões. Uma das principais recomendações é a de que lixo e entulho não deve ser jogado nas áreas públicas e nos terrenos baldios. O lixo, além de tornar os bairros feios, atrai insetos e bichos que prejudicam a saúde dos moradores.

Denúncia. Os agentes pediram para os moradores denunciarem, nos Centros de Saúde ou pelo sistema telefônico 156, quando encontrarem pessoas despejando lixo ou entulho em locais impróprios.

Com o apoio de outros funcionários do Mutirão, foi realizada também uma operação cata-bagulho, resultando no recolhimento de diversos objetos e materiais em desuso, como pneus, vasos sanitários e pedaços de madeira que poderiam servir de criadouro para o mosquito ou de esconderijo para aranhas e escorpiões.

As equipes de saúde visitaram as residências nas regiões onde as frentes de trabalho do Mutirão já haviam concluído os serviços de roçada e capinação de mato. Com esse mesmo propósito, uma equipe de agentes comunitários do Centro de Saúde do Parque Santa Bárbara aproveitará o funcionamento da unidade durante este sábado, dia 27, e fará o mesmo trabalho, concentrando as atividades em alguns terrenos do bairro.

Mais de 400 mil metros quadrados de roçada

Durante a semana, as frentes de trabalho do Mutirão da Cidadania realizaram 405,9 mil metros quadrados de roçada de mato em diversos locais prioritários dos Jardins Aurocan, São Bento, Aurélia, Prost de Souza e do Vovó.

As equipes limparam quase 80 quilômetros de trechos como as margens do córrego Piçarrão, avenidas Tobias de Aguiar e Gaspar Bertoni, além de diversas praças públicas.

No Parque Salon, as ações de manutenção deixaram em ordem cerca de sete quilômetros de vias públicas de terra, com os serviços de terraplenagem. Nos trechos mais danificados pela erosão foram colocados entulho fino e terra e o solo foi compactado.

No balanço parcial divulgado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, até o final da manhã desta sexta-feira, dia 26, a operação havia realizado também a limpeza de 831 bocas-de-lobo em vias de diversos bairros; a poda de 156 árvores e retirada de outras 23 mortas ou com doenças em processo irreversível. Funcionários da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa) atenderam 29 ordens de serviços para manutenção de rede de água e de esgoto em diversos pontos, além da limpeza de três caixas d’água.

Participação. O morador Eudes Alves, do Jardim Aurélia, disse que os resultados do Mutirão são visíveis em toda área, inclusive na Praça Menor, que ele cuida com outro vizinho e na qual colocou este nome para contrastar com o nome da Praça Maior, conhecida também por pedreira do Chapadão. O verdadeiro nome da Praça Maior é Praça Ulysses Guimarães.

Segundo o morador, a Praça Menor tem aproximadamente 100 metros quadrados e fica na rua Comendador Bernardo Alves Teixeira, altura do nº 785. O morador informou que o local conta com jardins com plantas ornamentais, bancos e diversas árvores, entre outras melhorias.

Alves conta que cuida do local desde 1993. "Seria muito bom se cada vez mais pessoas se preocupassem com o meio ambiente e adotassem um local para cuidar", assinala.

Próxima etapa.O Mutirão da Cidadania será realizado na próxima semana, entre os dias 29 de março a 3 de abril, na área de cobertura da Subprefeitura de Nova Aparecida, formada por 23 bairros da região Norte. As frentes de trabalho intensificarão um conjuntos de serviços de manutenção, entre eles roçada e capinação de mato, recolhimento de entulhos, poda de árvores e melhorias em ruas de terra, entre outras atividades.

O trabalho será encerrado no sábado, dia 03, com uma festa na comunidade. Durante a programação serão desenvolvidas atividades esportivas e culturais preparadas pela Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, com o apoio da comunidade.

Balanço. O Mutirão da Cidadania já atingiu, em 30 dias de atuação, três milhões de metros quadrados de roçada de mato, o equivalente a 308 campos de futebol; fez manutenção em 68,39 quilômetros de ruas e avenidas de terra; removeu sete mil metros cúbicos de entulho, equivalente a 1.176 caminhões basculantes, e de 36 metros cúbicos de de bagulhos na Operação cata Bagulho, equivalente a seis caminhões basculantes.

Também foram limpas 2,5 mil bocas de lobo, podadas 685 árvores, executadas 332 ordens de serviço de manutenção de redes de água encanada e 212 e de esgoto e a limpeza de dez caixas de água de escolas, creches e demais equipamentos públicos

Encerramento do Mutirão

Festa - sábado (27/03):

Local: Praça de esportes "Salvador Lombardi Neto"
Rua Barão de Porto Feliz, no Jardim Eulina

Programação:

• Das 8h às 12h - Campeonato de futebol das escolinhas das praças de esportes da região Norte

• Das 8h às 12h - Apresentação do Programa de Educação no Trânsito pela EMDEC

• 8h30 - Aula aberta de ginástica

• Das 9h às 12h - Recreação na cama elástica, mini-voleibol e jogos de mesa

• 10h - Lian Gong (participação dos grupos do Jardim Aurélia, Jardim Eulina e Vila Boa Vista)

• Das 12h às 14h - Piquenique (cada um leva o seu lanche)

• 14h - Oficina artística para adultos

• 15h - Jogos recreativos para adultos

• 16h - Apresentações musicais: Grupo Anello

• Exposição das atividades realizadas pelo grupo intersetorial da região Norte

• Exposição dos equipamentos

Volta ao índice de notícias