Saúde faz arrastão contra a dengue na Gleba B

02/03/2007

Jorge Massarolo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com diversos órgãos da Prefeitura Municipal de Campinas, executa uma série de atividades de combate a dengue nos Distritos de Saúde Sul e Sudoeste. Neste sábado, dia 3, será realizado um arrastão contra a dengue na Gleba B e durante a próxima semana o Distrito Sudoeste faz uma ação de bloqueio contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, nos Jardins Novo Campos Elíseos e Santo Antônio.

O arrastão deste sábado tem como alvo cerca de 500 famílias que moram na Gleba B, bairro situado junto ao Parque Oziel. No local foram confirmados 9 casos de dengue e 80 estão sob suspeita. A operação já começou nesta sexta-feira, com a ação das máquinas para liberar a entrada de caminhões que irão recolher lixo e entulho. “Vamos fazer uma limpeza geral no bairro”, avisa Janaína Franco, coordenadora do CS Carvalho de Moura.

Segundo ela, serão mobilizados cerca de 30 homens (20 operacionais e 10 agentes de saúde), 3 caminhões e uma pá carregadeira cedidos pela AR-6, Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e CS Carvalho de Moura. Os líderes comunitários foram incumbidos de convocar a população a ajudar nos trabalhos. As atividades começam às 7h30, na entrada da Gleba B, e terminam por volta das 13 horas.

Sudoeste

Nos Jardins Novo Campos Elíseos e Santo Antônio, a operação arrastão e limpeza de terreno começa na segunda-feira. Nas duas áreas vivem cerca de 20 mil pessoas e já são 20 o número de casos confirmados de dengue. Destes, 18 são autóctones, isto é, a infecção ocorreu no local. “Embora tenhamos casos espalhados pelo Distrito, estas duas áreas são as que mais preocupam, daí a necessidade de bloqueio para evitar que o mosquito não se espalhe pela região”, diz o médico veterinário Cláudio Castagna, da Vigilância em Saúde do Distrito Sudoeste.

A ação contará com o apoio da Secretaria de Infra-Estrutura e do DPJ e dos CS Capivari, Aeroporto, Santo Antônio e Tancredão. Serão mobilizadas cerca de 30 pessoas, além de caminhões e tratores para a limpeza de terrenos e recolhimento de lixo e entulho.Os moradores também serão orientados a evitar a proliferação do mosquito.

Megaoperação

No último sábado, dia 24, a Prefeitura de Campinas realizou uma megaoperação de combate a dengue na Vila Padre Anchieta. Foram vistoriados cerca de 6 mil imóveis, recolhidas 800 toneladas de entulho e coletadas 34 amostras de larvas.

São considerados criadouros os objetos que acumulam água e que precisam estar sempre limpos, como pneus, pratos de vasos, garrafas, latas, calhas, ralos, potes de animais, caixas d’água e outras vasilhas.