Saúde apresenta plano que intensifica ações de controle da dengue em Campinas

29/03/2007

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, apresentou na tarde desta quinta-feira, 29 de março, para coordenadores dos Distritos de Saúde, Vigilâncias em Saúde (Visas) e Centros de Saúde (CSs) um plano de intensificação das ações de controle da dengue no município.

A reunião aconteceu na Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC) e contou com a presença do secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, que discutiu e pactuou com as equipes o conjunto de medidas que reforça a ofensiva que já vem sendo implementada pelo município contra o Aedes aegypi. Também foi apresentada na reunião a atual situação da epidemia no município, na região, no Estado e País.

Segundo a enfermeira sanitarista Salma Balista, diretora da Covisa, o plano da Secretaria incorpora principalmente medidas relativas à assistência aos pacientes. “O objetivo principal foi contratar com as equipes medidas relativas ao protocolo de atendimento, que inclui tratar, encaminhar, acompanhar e notificar os casos. São ações de adaptação na rotina e algumas relativas à divisão de tarefas, de organização do serviço. Tudo com o objetivo de reforçar a assistência que já é prestada nos centros de saúde”, afirma Salma.

Francisco Saraiva e Salma reforçaram ainda a orientação de que as pessoas com sintomas suspeitos de dengue devem procurar primeiro o Centro de Saúde de seu bairro. Segundo o secretário, não é necessário ir direto ao hospital ou pronto-socorro. “O Centro de Saúde está preparado para receber, tratar e acompanhar adequadamente os casos e, se necessário, encaminhar o paciente para o hospital”, disse Francisco Saraiva.

Saraiva afirmou que a dengue atinge a maioria dos municípios brasileiros e mais de 100 países no mundo e ressaltou que a doença está sob controle em Campinas.

Segundo a equipe técnica da Covisa, o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, encontrou no mundo moderno condições favoráveis para sua rápida expansão. Nesse cenário e na ausência de armas eficazes - como uma vacina -, há um consenso técnico internacional de que não é factível a erradicação do mosquito.

“No entanto é possível que mantenhamos um processo de constante aperfeiçoamento do programa de combate à dengue com o objetivo de minimizar a ocorrência de epidemias e, principalmente, de garantir assistência adequada e acompanhamento das formas graves, como a febre hemorrágica da dengue. É com este objetivo que Campinas apresentou estas propostas hoje”, disse Francisco Saraiva.

Situação Mundial

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, anualmente, 80 milhões de pessoas sejam infectadas em 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. Do total, cerca de 550 mil necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da doença.

Em Campinas, em 2007, foram confirmados 1.298 casos dengue, sendo 685 relativos a moradores do próprio município, 157 de outros municípios, principalmente Sumaré e Hortolândia, e existem ainda 456 casos em investigação quanto ao local de moradia.

Denize Assis

Saiba mais:

O mosquito da dengue coloca seus ovos em recipientes com água acumulada. Por isso, confira todo dia se sua casa tem algum recipiente que possa se transformar em criadouro do mosquito da dengue:

- Jogue todos os objetos que não estiverem em uso e que acumulem água no lixo. Coloque tampinhas de garrafas, casca de ovo, latinhas, saquinhos plásticos de cigarro, embalagens plásticas de vidro, copos descartáveis ou qualquer outro objeto que possa acumular água em saco plástico, feche bem e jogue no lixo;

- Feche bem sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada. Evite acumular lixo e entulho;

- Mantenha a caixa d’água bem fechada; coloque tela no respiro.

- Lave com bucha e sabão tonéis e depósitos de água. Feche com a tampa própria ou com uma tela;

- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana esfregando as bordas com bucha;

- Remova as folhas e tudo que impede a água de correr por calhas de água de chuva;

- Não use cacos de vidro no muro, eles podem acumular água. Se usar, enche-os de cimento;

- Guarde garrafas e baldes vazios de cabeça pra baixo;

- Evite o uso de pratinhos de vasos de plantas ou de xaxins, caso seja necessário mantê-los não deixe água acumulada e lave-os com bucha semanalmente;

- Lave a vasilha de água de seus animais com bucha e sabão em água corrente, pelo menos duas vezes por semana;

- Deixe a tampa dos vasos sanitários sempre bem fechados. Em banheiros pouco usados, dê descarga uma vez por semana;

- Lave bem o suporte de garrafões de água mineral na hora da troca e o suporte do copo diariamente se houver;

- Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana. Caso precise mantê-los, guarde-os em local coberto;

- Retire a água acumulada das lajes.

Tire suas dúvidas:

- A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus.

- Os sintomas mais comuns são febre, dor no corpo, dor atrás dos olhos e perda de apetite. A pessoa com dengue pode também apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele.

- A pessoa que apresentar um ou mais destes sintomas deve procurar o serviço de saúde, evitar o uso de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico, como aspirina, AAS, melhoral, entre outros, e ingerir líquidos em abundância.

- A melhor maneira de prevenir a dengue é impedir que o mosquito se reproduza. O mosquito procura água acumulada para colocar seus ovos em recipientes como pneus, latas, garrafas plásticas, vasos de planta, caixas d´água destampadas e piscinas não tratadas, entre outros.

Combater a dengue precisa virar um hábito.
Faça sua parte no combate à dengue.