Campinas promove megaarrastão de criadouros para marcar Dia Estadual de Mobilização

30/03/2007

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde com apoio da Secretaria de Infra-estrutura e da Rádio Educativa, promove um megaarrastão de criadouros nos bairros Parque Oziel, Gleba B e Jardim do Lago II neste sábado, 31 de março, Dia Estadual de Mobilização contra a Dengue. O objetivo principal da data é chamar a população para participar ativamente das ações de prevenção e controle da doença.

Além da remoção e inviabilização de criadouros, também vão ser desencadeadas ações de busca ativa de casos suspeitos, limpeza e telagem de caixas d´água e atividades de educação em saúde, comunicação e mobilização social. A operação começa às 7h30 da manhã e vai até 17h.

A meta é atingir 20 mil pessoas de 2,5 mil domicílios localizados nestes três bairros, que constituem uma das áreas com o maior índice de transmissão de dengue no município.

A Prefeitura vai mobilizar para os trabalhos em campo mais de 150 pessoas entre reeducandos, agentes comunitários de saúde, técnicos da Vigilância em Saúde (Visa) Sul, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Coordenadoria da Vigilância em Saúde (Covisa). Os trabalhos vão demandar a utilização de 10 caminhões, três máquinas e um carro de som, além dos automóveis que vão transportar as equipes de saúde.

O Secretário Municipal de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, afirma que a luta contra a dengue exige esforços tanto das autoridades de saúde quanto da população. “Eliminar criadouros do mosquito precisa virar um hábito de cada cidadão. O trabalho desenvolvido pela Prefeitura contribui sensivelmente para reduzir a incidência de casos de dengue. As equipes atuam diariamente em Campinas, com trabalhos em várias frentes. Mas esse trabalho necessita do apoio da população no dia-a-dia porque sem a participação da população é praticamente impossível o controle desta doença. Os moradores precisam estar atentos para não deixar água parada em garrafas, latas, pneus e outros, porque o mosquito deposita seus ovos nesses locais”, diz Francisco Saraiva.

Levantamentos do Ministério demonstram que 80% dos criadouros do Aedes aegypti estão em ambientes residenciais e que a melhor forma de evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água nos locais propícios para a criação do mosquito transmissor.

Dengue no Brasil

Dados preliminares do Ministério da Saúde apontam para a notificação de mais de 90 mil casos de dengue em todo o Brasil até o dia 12 de março deste ano. Só em janeiro e fevereiro foram notificados 79.732 casos, representando um aumento de 29,58% com relação ao mesmo período de 2006 (dados parciais).

Os estados com maior incidência de casos são Mato Grosso do Sul, com 50,4% das notificações (mais de 50 mil casos); Mato Grosso, com 7,2%; Rio de Janeiro, com 5,2%; Paraná, com 4,7%; Minas Gerais, com 4,6%; e São Paulo, com 3,6%.

Campinas tem 1.298 casos confirmados de dengue, sendo que 685 são moradores de Campinas e outros 613 que estão em investigação quanto ao local de residência, posto que nesta epidemia a área de maior transmissão situa-se na divisa de Sumaré e Hortolândia e, em alguns dos serviços de saúde da Prefeitura situados nesta região, 50% dos casos atendidos são destes dois municípios.

Denize Assis