Campinas, Hortolândia e Sumaré se unem em operação contra dengue

20/03/2009

Autor: Bruno Sgambato

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado, dia 21 de março, uma ação especial de combate à dengue em parceira com as secretarias de Sumaré e Hortolândia. O trabalho conjunto ocorrerá na região Norte de Campinas, a partir das 8h.

Três caminhões e uma equipe percorrem a área do Centro de Saúde Anchieta em trabalhos de eliminação e inviabilização de novos criadouros, telamento de caixa d'águas, além do trabalho educativo orientando as famílias sobre os cuidados contra a dengue.

"Explicamos às pessoas sobre o perigo dos pratinhos de vasos de plantas, caixas d'águas sujas e destampadas e dos materiais inservíveis", explicou Roberto Ribeiro de Souza, supervisor geral da Visa Norte.

Essa não é a primeira vez que os municípios atuam em conjunto para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Na verdade, de acordo com Souza, essa ação no limite entre os três municípios costuma acontecer uma vez a cada seis meses, ou até mais, dependendo da demanda.

Em Campinas, a ação conta com a colaboração 35 profissionais entre supervisor de controle ambiental, ajudantes gerais e motoristas. Essa equipe se reunirá no CS Anchieta para atuar nos bairros Vila Padre Anchieta e Distrito de Nova Aparecida.

Área de risco

De acordo com Ovando Provatti, biólogo da Visa Norte, a área onde será realizada a ação é considerada de alto risco, já que apresenta histórico expressivo de infecção, como na epidemia em 2007. A ação contará com a mobilização dos moradores e do comércio local, fundamentais no combate à doença.

Para se ter uma idéia da complexidade da ação, só na área que abrange Campinas, 60 quarteirões, onde há uma concentração de 1200 imóveis, receberão a visita da equipe de combate à dengue. "Essa área já recebe um tratamento especial antes mesmo da epidemia de 2007, por ter características de vulnerabilidade à doença. Depois que essa suspeita se confirmou com a epidemia, demos início a um trabalho de monitoramento mais frequente nos bairros", explicou o biólogo.

Números

Atualmente, Campinas registra 45 casos positivos da doença desde o início do ano. Ainda assim o índice é baixo quando comparado a outras cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro, por exemplo, que já acumula mais de mil casos confirmados.

Para o secretário de saúde, João Francisco Kerr Saraiva, essa ação é fundamental para reduzir os casos de dengue no município. "A dengue é um assunto metropolitano. Em 2007, Campinas sofreu uma grande epidemia da doença e se não tivermos um entendimento metropolitano sobre essa questão, não conseguiremos combatê-la. É uma questão de amplo aspecto e é preciso ter um combate mais efetivo, só assim podemos acabar com o mosquito e reduzir os casos de dengue no município", disse.

Volta ao índice de notícias