Escolas se mobilizam para ajudar a divulgar vacinação contra a Gripe H1N1

23/03/2010

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas mobilizou nesta segunda-feira, dia 22 de março, no Salão Vermelho da Prefeitura, representantes de 113 escolas estaduais e privadas do município durante evento sobre a Gripe A (H1N1).

A diretora da Vigilância epidemiológica de Campinas, Brigina Kemp, apresentou aos diretores, professores e outros profissionais da educação a estratégia de enfrentamento da segunda onda da gripe A, com datas de vacinação e grupos prioritários.

Brigina fez um convite para que todos ajudem a divulgar a estratégia nacional de vacinação e a disseminar informações, distribuindo materiais de esclarecimento sobre a gripe aos seus funcionários.

Na ocasião, todas as escolas receberam kit com folder informativo para desenvolver atividades com os alunos. O objetivo é que os estudantes se apropriem das informações e depois reproduzam o que aprenderam entre seus familiares.

“Agradeço aos representantes das escolas aqui presentes e tenho a certeza que vocês vão fazer diferença nesse processo de divulgação da estratégia de vacinação contra a gripe pandêmica”, ressaltou Brigina. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica lembrou que a campanha será um desafio, porque será preciso vacinar 540 mil pessoas, metade da população de Campinas, em três meses. “Toda família campineira terá pelo menos uma pessoa vacinada”, disse.

Também foi ressaltado na reunião que as escolas devem disseminar entre seus alunos a necessidade de manutenção das medidas de higiene, fundamentais para ajudar a reduzir a transmissão da gripe. São atitudes simples como lavar sempre as mãos com água e sabão, usar lenços descartáveis, cobrir a boca ao tossir e espirrar e não frequentar a escola em caso de sintomas de gripe.

Depoimentos.

Para a diretora educacional Valéria Catarino, da escola estadual Professor Hilton Federice, na Vila Santa Izabel, em Barão Geraldo, a palestra foi muito esclarecedora. “Existe muita informação equivocada sendo propagada, principalmente por meio da internet. Saio desta reunião com a segurança de recomendar a vacina”, disse a diretora.

A representante da Escola Estadual Professor Paulo José Octaviano, no Jardim São Cristóvão, Maria Ana Leopoldino de Faria da Silva avaliou como muito importantes as informações sobre as medidas preventivas. “Essas medidas, principalmente a lavagem correta das mãos e a proteção da boca, ajudam a reduzir o risco de transmissão da gripe e de várias outras doenças”, disse.

Para Clarice Figueiredo, do Colégio Liceu Salesiano, as informações adquiridas no encontro são muito importantes. “É uma iniciativa muito positiva sensibilizar que esse tema é responsabilidade de todos. Demonstra a disposição dos profissionais do Sistema Único de Saúde em cuidar da saúde coletiva”, afirmou. Ela disse que o material educativo distribuído será reproduzido para toda a comunidade do colégio.

Segunda etapa.

A segunda etapa da estratégia nacional de vacinação contra gripe pandêmica começou nesta segunda-feira, dia 22. Durante duas semanas, até o dia 2 de abril, gestantes, crianças de seis meses a dois anos e doentes crônicos (exceto idosos) receberão as doses da vacina. Em Campinas, o público-alvo esperado é de cerca de 110 mil pessoas. As pessoas devem procurar o Centro de Saúde mais próximo. A vacinação é gratuita. Quem tiver deve levar a carteira de vacinas.