Regiões Norte, Leste e Sudoeste recebem ações contra a Dengue

22/03/2013

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas, em parceria com o Exército e a Superintendência de Controle de Endemias, promove na próxima semana ações de combate à dengue em bairros das regiões norte, leste e sudoeste da cidade onde há transmissão da doença. Este ano, de acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), o município confirmou 507 casos.

Na segunda-feira, as ações ocorrem na área do Centro de Saúde Anchieta (norte), que abrange os bairros Vila Francisca, Chácara Anhanguera, Renascença 1 e 2 e Padre Josimo.

Na terça-feira, as atividades se concentram na área do CS São Quirino (leste), nos bairros Gênesis, Cafezinho e Independência.

Na quarta-feira, será a vez do CS Santo Antônio (sudoeste), no Jardim Santo Antonio.

Para que os trabalhos tenham eficácia, é fundamental que as pessoas recebam as equipes. Os agentes comunitários de saúde e os soldados vão entrar nos domicílios e verificar se há criadouros (recipientes que podem acumular água) do mosquito da dengue. Materiais como latas, garrafas, pneus, lonas e outros devem ser deixados na calçada, para que sejam recolhidos e levados para o aterro. As residências que tiverem caixa d'água sem tampa receberão telas.

Os moradores que não estiverem em casa, devem deixar a chave com vizinhos. Nos dias subsequentes à ação da Prefeitura em parceria com o Exército, técnicos da Sucen vão retornar aos endereços para nebulização (aplicação de inseticida).

A veterinária e coordenadora do programa municipal de controle de dengue, Tessa Roesler, informa que a dengue se manifesta por meio de febre, acompanhada ou não de sintomas como mal-estar, dores no corpo e atrás dos olhos. Aos primeiros sinais, a pessoa deve procurar imediatamente uma unidade de saúde para o diagnóstico médico e para receber orientação, tratamento e acompanhamento.