Saúde faz ação intensiva contra a dengue no Jardim Aurélia

05/04/2006

A confirmação de dois casos de dengue e de outros 18 considerados suspeitos levou a Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da vigilância sanitária do Distrito de Saúde Norte, a desencadear uma grande ação contra a dengue no Jardim Aurélia no próximo sábado, dia 8. O sábado foi escolhido devido pelo fato de haver mais pessoas nas residências. Durante a semana, 40% das casas estão fechadas, o que dificulta a ação das equipes. Campinas tem confirmado 30 casos de dengue, sendo 19 autóctones e 11 importados.

A ação abrangerá 18 ruas, onde será feito o controle e a eliminação de criadouros do mosquito, além de busca de pessoas com os sintomas da doença. São considerados criadouros os objetos que acumulam água e que precisam estar sempre limpos, como pneus, pratos de vasos, garrafas, latas, calhas, ralos, potes de animais, caixas d’água e outras vasilhas.

O biólogo da vigilância sanitária do Distrito de Saúde Norte, Ovando Provatti, solicita aos moradores que colaborem e permitam a entrada das equipes que farão a busca de criadouros e de pessoas que possam estar infectadas. "É de extrema importância que as pessoas abram suas casas para receber os profissionais de saúde, que estarão devidamente identificados", diz.

Segundo ele, um dos grandes problemas enfrentados no bairro é que 40% das residências ficam fechadas durante a semana. "Boa parte dos moradores passa o dia inteiro no trabalho e a outra parte é de idosos, que não abre as portas com medo da violência", diz. Esta atitude tem dificultado o trabalho das equipes, daí a razão de fazer a ação no sábado.

Para conscientizar a população da necessidade de receber as equipes, a vigilância do distrito Norte tem divulgado o arrastão em shopping centeres, supermercados e até nas missas da igreja do bairro. Também está prevista a passagem de um carro de som pelas ruas selecionadas avisando os moradores.

O trabalho nas ruas começa às 8h30 e vai até às 13h00. Durante a ação, os agentes comunitários e outros profissionais de saúde farão a eliminação ou o bloqueio de criadouros. O pratinho do vaso de plantas continua sendo a principal fonte de criadouros do mosquito Aedys Aegypti, transmissor da dengue. A população também será informada sobre as maneiras de combater o mosquito.

Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, corpo e fraqueza, náuseas e vômitos. Também podem surgir manchas pelo corpo. Ao apresentar algum destes sinais, a pessoa deve procurar imediatamente o Centro de Saúde o mais rápido possível.

Campinas tem hoje 3 áreas de transmissão: Centro de Saúde Itatinga, na região sudoeste, Centro de Saúde Aurélia, na norte e CS Paranapanema, na sul. Outras áreas estão sendo monitoradas como a do CS São Marcos, na região norte.

RUAS DO JARDIM AURÉLIA QUE SERÃO TRABALHADAS

- RUA DONA CONCHETA PADULA