Saúde realiza megaoperação catabagulho na região Sul

27/04/2006

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa Sul), realiza nesta sexta-feira, 28, das 08h às 12h, uma megaoperação catabagulho na área de abrangência do Centro de Saúde São Vicente, onde este ano foram confirmados 5 casos de leptospirose e 17 casos de dengue. A região abrange o Jardim Centenário, Vila Formosa e Jardim Bonsucesso. Na última terça-feira, a Visa Sul interditou um comércio de materiais recicláveis que funcionava de forma irregular no Jardim São Vicente, onde foram registrados dois casos de leptospirose somente este ano. 

O estabelecimento estava instalado numa área de 700m2 e trabalhava com resíduos de papel, plástico e papelão. Nos últimos 4 anos foram diagnosticados 4 casos de leptospirose de funcionários do comércio. O local não possuía Licença de Funcionamento da Vigilância Sanitária Municipal e Alvará do Departamento de Uso e Ocupação do Solo (D.U.O.S.) da Prefeitura Municipal de Campinas.

A operação de amanhã envolverá 20 profissionais de saúde e dois caminhões para recolher lixo. “Também realizamos um trabalho educativo junto às escolas, conselho local e moradores da região”, explica a bióloga da Visa Sul, Heloísa Malavasi. Segundo Heloísa, o surgimento da doença deve-se à grande proliferação de ratos que encontram abrigo e alimento em lixões e entulhos. 

A leptospirose é causada pela bactéria leptospira, transmitida ao homem principalmente pela urina do rato. A bactéria é eliminada no meio ambiente e pode sobreviver em locais úmidos, como lama, água e margens de córregos. A transmissão ocorre quando o homem entra em contato com lama ou com a água contaminada, pode infectar-se através da pele ou mucosas. A infecção também pode se dar por meio da ingestão de alimentos e da água de beber contaminados. 

Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (em especial, na batata da perna) e calafrios, que aparecem no período de 1 a 28 dias após a contaminação. 

Cuidados

Segundo a Vigilância em Saúde de Campinas, além do trabalho da Prefeitura, o apoio e conscientização da população são fundamentais na prevenção da leptospirose. São atitudes que vêm sendo difundidas entre a comunidade pelas equipes de saúde como eliminar os ratos e evitar sua multiplicação, mantendo o meio ambiente o mais limpo possível. 

O lixo doméstico deve ser armazenado em recipientes bem fechados, fora de casa e em local alto, pouco antes do caminhão de coleta passar. Outra orientação é jamais jogá-lo em córrego, bueiros ou na rua. Buracos entre telhas, paredes e rodapés devem ser vedados. Quintais, terrenos vagos e ruas devem ser mantidos limpos e os córregos sem entulhos e outros objetos. À noite, objetos de animais domésticos devem ser lavados e guardados. Terrenos baldios devem ser limpos, murados e livres de lixo. 

A caixa d'água precisa ser mantida limpa e tampada e os canos com aparas que impeçam a subida dos ratos ao reservatório. O contato direto com as águas ou com a lama que sobrar das enchentes deve ser evitado sempre. Chão, paredes, objetos caseiros e roupas atingidas pela enchente devem ser lavados com sabão e água sanitária (1 copo de água sanitária para 1 balde de 20 litros de água). Todos os alimentos e remédios atingidos por inundação devem ser descartados. Se a caixa d'água foi invadida, evitar o uso desta água antes da desinfecção do reservatório.

Volta ao índice de notícias