Prefeitura promove ação contra a dengue na Mogiana

04/04/2007

A Secretaria de Saúde de Campinas promove nesta quinta-feira, 5 de abril, uma grande operação de combate à dengue na estação desativada da Mogiana e nos nove quarteirões da rua Mário Siqueira que ficam no entorno do local. A Mogiana fica na região leste da cidade.

Para os trabalhos em campo, a Prefeitura vai mobilizar 25 pessoas, entre reeducandos, agentes comunitários de saúde e supervisor de controle ambiental. A ação está sendo organizada pela Vigilância em Saúde (Visa) Leste e conta com apoio da Rádio Educativa.

As equipes vão desenvolver atividades de roçada de mato, remoção de resíduos que podem servir como criadouros do mosquito, busca ativa de pessoas com sintomas, além de ações de educação em saúde, informação e mobilização social.

Um carro de som já começou a circular no local para avisar os moradores sobre a atividade e roda amanhã para informar a comunidade sobre a ocorrência de dengue na comunidade, a necessidade da eliminação de criadouros e de procurar a unidade de saúde no caso de sintomas como febre, dor de cabeça, no corpo e perda de apetite.

Desde janeiro, Campinas confirmou 1.217 casos de dengue, sendo 1.025 referentes a moradores do município e 192 que ainda estão em investigação quanto ao local de residência. A incidência é de 97 casos por 100 mil habitantes.

Entre os casos autóctones confirmados, há um caso hemorrágico confirmado e outros quatro em investigação. Também estão sendo investigadas duas ocorrências de dengue com complicação. Existem ainda 6.185 casos suspeitos notificados em investigação que aguardam resultados de exames laboratoriais, sendo que 4.871 são residentes em Campinas.

No Brasil, até 26 de março, foram registrados 134.909 casos de dengue. O balanço anterior, de 12 de março, indicava 85.018 casos, o que representa um aumento de 58,7% no número de casos em apenas 14 dias. Mato Grosso do Sul mantém a posição de Estado mais atingido, com 41,18% das ocorrências (55.567 casos). Já São Paulo, que no dia 12 ocupava a sexta posição, passou para o segundo lugar, com 9,05% dos registros de dengue (12.221 casos).  Os municípios mais afetados - com maior incidência - em São Paulo são: Bebedouro (941 casos),
Birigüi (819), São José do Rio Preto (816) e Araçatuba (757).

Denize Assis