Prefeitura e comunidade se juntam e promovem arrastão contra a dengue neste sábado

13/04/2007

Secretaria Municipal de Saúde e comunidade juntam forças neste sábado, 14 de abril, numa grande mobilização contra a dengue na Vila Lunardi e Bairro Boa Vista – próximos à Gevisa -, na abrangência do Centro de Saúde Santa Bárbara, região norte de Campinas. O trabalho, que tem início às 9h, foi organizado pelo Centro de Saúde (CS) Santa Bárbara e pela comunidade local, com apoio da Vigilância em Saúde (Visa) Norte.

A mobilização vai englobar duas frentes de trabalho: com a comunidade que, sob supervisão e orientação das equipes de saúde, vai atuar na retirada de criadouros do mosquito ao longo da linha do trem e na área peridomiciliar; e com os agentes comunitários de saúde, que vão entrar nos domicílios para inviabilizar criadouros, orientar moradores e fazer buscar de pessoas com sintomas suspeitos.

A expectativa é visitar pelo menos 150 famílias. Da parte da Secretaria de Saúde vão ser mobilizadas 15 pessoas, entre agentes comunitários de saúde, supervisor de controle ambiental e técnicos da Visa Norte. Um caminhão com profissionais da Secretaria Municipal de Infra-estrutura vai passar nos pontos para recolher o material.

“Esta ação é um exemplo de que a comunidade participa das ações de prevenção sempre que requisitada e é um indicativo de que a Secretaria tem atingido seu objetivo de fazer com que a população incorpore em seu dia-a-dia os hábitos necessários para eliminar os criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue. A parceria com a população é fundamental no processo de controle da doença”, afirma o supervisor de controle ambiental Roberto Ribeiro de Souza, da Visa Norte.

Prevenção e controle. Além da mobilização da comunidade, a Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Programa Municipal de Controle da Dengue, desenvolve uma série de medidas para a prevenção e o controle da doença, destacando-se a visita dos agentes aos domicílios em todas as regiões da cidade para eliminar todos os prováveis focos do mosquito.

O Programa da Dengue inclui trabalhos intersetoriais que envolvem diversas Secretarias Municipais e ações de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental; controle do vetor; assistência aos pacientes; informação, educação em saúde e mobilização social; capacitação de profissionais e controle e avaliação.

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, a dengue não é um problema exclusivo de Campinas ou do Brasil. Trata-se de um dos principais problemas de saúde pública do mundo, com 50 a 100 milhões de pessoas infectadas anualmente em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa.

Francisco Saraiva informa que o Programa de Controle da Dengue em Campinas é viabilizado com rigor técnico, vontade política e destinação de recursos e tem resultado no controle da epidemia. Tanto que a incidência da dengue em Campinas é muito menor se comparada a outros municípios paulistas e a cidades de outros Estados, como Campo Grande (Mato Grosso do Sul) que tem 750 mil habitantes e mais de 46 mil casos; Bebedouro (São Paulo), com 80 mil habitantes e mais de 970 casos; Birigui (São Paulo), com 108.472 habitantes e 820 casos.

O secretário reforça que, além da Prefeitura, que pode e deve fazer sua parte, a população precisa se conscientizar e adotar medidas diárias para a eliminação dos criadouros do mosquito que encontram-se na sua maioria – 80% - dentro dos domicílios

Denize Assis