Prefeitura visitou 160 casas e removeu 700 quilos de criadouros em ação contra a dengue

16/04/2007

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Saúde (CS) Santa Bárbara e da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, visitou 160 domicílios no último sábado, 14 de abril, numa grande mobilização contra a dengue na Vila Lunardi, Bairro Boa Vista e Parque dos Pinheiros – próximos à Gevisa -, na região norte de Campinas. Durante a ação, foram removidos 700 quilos de objetos que podem servir como criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue.

O trabalho - que incluiu busca ativa de pessoas com sinais suspeitos da doença e, principalmente, ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social - contou com participação ativa da comunidade local. Ao todo 35 pessoas participaram da ação.

“A mobilização da população é muito importante. A participação revela que aos poucos atingimos nosso objetivo: fazer com que a comunidade incorpore em seu dia-a-dia os hábitos necessários para eliminar os criadouros do mosquito”, afirma Roberto Ribeiro de Souza, supervisor de controle ambiental da Visa Norte.

Segundo Roberto, a Secretaria de Saúde desenvolve ações diárias com a finalidade de garantir a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor e, conseqüentemente, reduzir o número de pessoas contaminadas pela doença.

“No entanto, além das ações do poder público para a prevenção e controle da doença, destacando-se a visita aos domicílios para eliminar todos os prováveis focos do mosquito, é imprescindível que a população perceba, cada vez mais, a importância de executar rotineiramente ações que evitem água parada porque somente com a participação de todos – Prefeitura e sociedade - os índices de infestação do mosquito podem ser reduzidos consideravelmente”, diz.

O supervisor informa que as ações nos bairros trabalhados sábado foram planejadas porque o local está no limite com Hortolândia e Padre Anchieta, área com a maior transmissão de dengue este ano em Campinas. As atividades prosseguem durante esta semana no Condomínio Regina, que é contíguo ao bairro Boa Vista. Além disso, uma equipe de agentes de controle ambiental atua no Parque Shalon para telar caixas d´água.

Informe técnico. A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), enviou nesta segunda-feira, dia 16 de abril, documento para médicos das redes pública e privada de saúde onde atualiza a situação da dengue em Campinas, informa sobre a ocorrência de formas graves da doença e orienta que seja seguido o protocolo simplificado de atendimento de dengue para todo paciente com suspeita da doença.

O protocolo – que foi anexado ao documento - orienta a conduta conforme sinais de gravidade, desde procedimentos ambulatoriais a hospitalares, conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde. O protocolo completo do Ministério da Saúde do Brasil pode ser encontrado no link: https://saude.campinas.sp.gov.br/doencas/dengue/dengue_manejo_clinico.pdf.

Segundo a enfermeira sanitarista Salma Rodrigues Balista, diretora da Covisa, todos os médicos de todos os setores devem estar informados sobre a situação epidemiológica da dengue e sobre como proceder para minimizar a ocorrência de casos graves e óbitos. A sanitarista reforça que todos devem estar atentos para o diagnóstico diferencial da virose porque na atual situação epidemiológica qualquer quadro infeccioso inespecífico pode ser dengue.

“Manejo clínico adequado, acompanhamento minucioso e cuidados de enfermagem podem evitar internações e reduzir a taxa de letalidade de dengue hemorrágica para menos de 1%”, diz Salma.

Desde janeiro, foram notificados 7.348 casos suspeitos de dengue em Campinas, sendo 6.077 residentes do município. Deste total, 1.064 foram confirmados, sendo dois casos de dengue hemorrágica de Campinas, com cura, e 2 de Hortolândia, com 1 óbito. A Secretaria de Saúde aguarda a ratificação pela Secretaria de Saúde do Estado de 6 casos de dengue hemorrágica e 7 casos de dengue com complicação.

Denize Assis