Ações de combate à dengue ocorrem em todas as regiões de Campinas nesta quarta-feira

17/04/2007

A Secretaria de Saúde de Campinas desencadeia nesta quarta-feira, 18 de abril, atividades em campo para a prevenção e o controle da dengue em todas as regiões da cidade, com enfoque para as áreas com transmissão da doença. Os trabalhos vão envolver 220 profissionais de saúde entre técnicos das Vigilâncias em Saúde (Visas), agentes comunitários de saúde e supervisores e ajudantes de controle ambiental.

As ações incorporam atividades de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental; combate ao mosquito Aedes aegypti – vetor da dengue -; assistência aos pacientes, com busca ativa de pessoas com sintomas; e ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social. Serão utilizados caminhões para retirada de criadouros e carros de som. A meta é visitar 2,6 mil domicílios.

Região Norte. Na região norte, os trabalhos ocorrem nos bairros Vila Francisca e Chácaras Anhangüera, na abrangência do Centro de Saúde (CS) Anchieta. Uma equipe de 21 profissionais vai visitar 600 casas para buscar suspeitos, remover criadouros do mosquito e telar caixas d´água, além de orientar as famílias.

Também na região norte, um outro grupo de profissionais desenvolve ações no Condomínio Regina, que é contíguo ao bairro Boa Vista, na abrangência do CS Santa Bárbara. Além disso, uma equipe de agentes de controle ambiental atua no Parque Shalon, para telar caixas d´água.

Região Sudoeste. Na região sudoeste, mais de 100 profissionais iniciam amanhã uma grande operação de combate à dengue nos bairros Dic III, V de Março, Conjunto Residencial Chico Mendes, Parque Vista Alegre, Parque Eldorado dos Carajás, Núcleo Residencial Santos Dumond, Jardim Santo Antônio e Jardim Novo Campos Elíseos.

A meta é atingir 800 domicílios por dia até a próxima segunda-feira. As equipes vão atuar na eliminação de criadouros do mosquito em imóveis e na busca de pessoas com sinais da doença. Também serão promovidas atividades de educação em saúde, comunicação e mobilização social.

Região leste. Na região leste, os profissionais fazem busca ativa de suspeitos na rua Arlindo Carpino, na abrangência do Centro de Saúde Taquaral. Durante a atividade, serão removidos criadouros e a população será orientada. Na quinta-feira, as equipes atuam no bairro Parque Pomares, também com atividades de vigilância epidemiológica, combate ao vetor, ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social.

Região noroeste. Na noroeste, uma equipe de 40 profissionais, entre técnicos da Vigilância em Saúde, agentes comunitários e supervisores e ajudantes de controle ambiental, promove busca ativa de pessoas com sinais suspeitos de dengue, remove criadouros e desenvolve campanha de informação e mobilização da comunidade. As ações serão nos bairros de abrangência dos Centros de Saúde Valença, Perseu Leite de Barros, Balão do Laranja, Florence e Ipaussurama.

Região sul. Na sul, serão trabalhados os bairros Jardim do Lago, Vila Rica, Cidade Singer, Campo Belo II, Gramado, Gleba B e Vila Industrial. Os 40 profissionais que vão estar envolvidos na ação esperam visitar 1 mil residências para eliminar criadouros do mosquito transmissor, fazer busca ativa de pessoas com sintomas e reforçar as orientações sobre a doença e a necessidade de executar diariamente ações que evitem água parada.

Situação da dengue em Campinas. Desde janeiro, Campinas notificou 1.841 casos positivos de dengue, sendo 1.322 ocorrências de moradores de Campinas e o restante de moradores de outros municípios, a maioria de Sumaré e Hortolândia.

Entre os casos de moradores de Campinas, foram confirmados dois casos da forma hemorrágica e há outros doze prováveis entre os quais um óbito. Os casos prováveis são aqueles que estão aguardando confirmação sorológica ou ratificação pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). Também foram registrados 11 casos de dengue com complicação, sem óbitos.

Entre os casos de moradores de outros municípios atendidos em Campinas, há dois casos hemorrágicos confirmados, sendo 1 óbito e três casos prováveis. Também há três casos de dengue com complicação, sendo 1 óbito.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias