Intensificação contra a dengue começou ontem e já atingiu duas mil famílias na região sudoeste

19/04/2007

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, visitou 1,2 mil domicílios nos bairros Dic III, Dic IV, Dic V e Parque Vista Alegre, na região sudoeste, para aplicação de inseticida – nebulização - nestas quarta-feira e quinta-feira, 18 e 19 de abril, nos dois primeiros dias da intensificação da ofensiva contra o Aedes aegypti, mosquito que transmite o vírus da dengue. Nesta sexta-feira, 20 de abril, a ação acontece nos bairros Eldorado de Carajás e Chico Mendes.

Além das casas visitadas para nebulização, outras 800 residências foram trabalhadas hoje no bairro Eldorado dos Carajás durante um megaarrastão contra a doença. Os trabalhos incluíram busca ativa de pessoas com sintomas de dengue, retirada e inviabilização de criadouros e ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social. As famílias também foram orientadas sobre como se preparar para receberem as equipes de nebulização nesta sexta-feira.

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de Campinas informa que as equipes preparam, na véspera, a área para a nebulização, com a retirada de criadouros e a orientação das famílias - as pessoas têm que ter um tempo para se organizar, já que a ação exige que o imóvel fique vazio por um período, entre outras providências.

Segundo a enfermeira sanitarista Salma Rodrigues Balista, diretora da Covisa, a escolha das áreas que vão passar por nebulização é feita com base em critérios técnicos que levam em conta a gravidade da situação. “Avaliamos o risco em comparação com outros lugares, considerando áreas com transmissão e o coeficiente de incidência do local”, diz.

Salma explica que a nebulização não pode nem deve ser feita na cidade inteira, indiscriminadamente. Segundo ela, esta é uma medida usada dentro de um conjunto de fatores, para interromper a transmissão.

“Não tem sentido fazer o controle do mosquito baseado no veneno. Não são todas as áreas que precisam – somente áreas com transmissão e coeficiente de incidência alto. Além disso, não há condição operacional de fazer nebulização numa cidade inteira com as proporções de Campinas. A escolha das áreas é feita quase que dia-a-dia, a partir da análise da ocorrência de casos”, afirma.

A sanitarista diz que é importante que as pessoas saibam que o inseticida não é uma ação ‘milagrosa’. “O mosquito vai se reproduzir novamente se a latinha, a garrafa e outros objetos com água parada não forem eliminados”. A nebulização é feita com um produto da classe dos organofosforados chamado Malation.

Situação da doença. Desde janeiro, Campinas confirmou 1.841 casos de dengue, sendo 1.321 residentes de Campinas, 365 de outros municípios e 156 ainda estão em investigação quanto ao local de moradia.

Entre os casos de moradores de Campinas, foram confirmados dois casos da forma hemorrágica e há outros doze prováveis entre os quais um óbito. Os casos prováveis são aqueles que estão aguardando confirmação sorológica ou ratificação pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). Também foram registrados 11 casos de dengue com complicação, com um óbito.

Entre os casos de moradores de outros municípios atendidos em Campinas, há dois casos hemorrágicos confirmados, sendo 1 óbito e três casos prováveis. Também há três casos de dengue com complicação, entre os quais 1 óbito.

Denize Assis

 

Saiba mais:

Combater a dengue precisa virar um hábito.

O mosquito da dengue coloca seus ovos em recipientes com água acumulada. Por isso, confira todo dia se sua casa tem algum recipiente que possa se transformar em criadouro do mosquito da dengue:

- Jogue todos os objetos que não estiverem em uso e que acumulem água no lixo. Coloque tampinhas de garrafas, casca de ovo, latinhas, saquinhos plásticos de cigarro, embalagens plásticas de vidro, copos descartáveis ou qualquer outro objeto que possa acumular água em saco plástico, feche bem e jogue no lixo;

- Feche bem sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada. Evite acumular lixo e entulho;

- Mantenha a caixa d’água bem fechada; coloque tela no respiro.

- Lave com bucha e sabão tonéis e depósitos de água. Feche com a tampa própria ou com uma tela;

- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana esfregando as bordas com bucha;

- Remova as folhas e tudo que impede a água de correr por calhas de água de chuva;

- Não use cacos de vidro no muro, eles podem acumular água. Se usar, enche-os de cimento;

- Guarde garrafas e baldes vazios de cabeça pra baixo;

- Evite o uso de pratinhos de vasos de plantas ou de xaxins, caso seja necessário mantê-los não deixe água acumulada e lave-os com bucha semanalmente;

- Se tiver bromélias ou outras plantas que acumulem água esgote sempre a água ou lave com jato de água as folhas ou regue duas vezes por semana com solução de 1 colher de sopa de água sanitária diluída em um litro de água

- Lave a vasilha de água de seus animais com bucha e sabão em água corrente, pelo menos duas vezes por semana;

- Deixe a tampa dos vasos sanitários sempre bem fechados. Em banheiros pouco usados, dê descarga uma vez por semana;

- Lave bem o suporte de garrafões de água mineral na hora da troca e o suporte do copo diariamente se houver;

- Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana. Caso precise mantê-los, guarde-os em local coberto;

- Retire a água acumulada das lajes.

Volta ao índice de notícias