Campinas vai intensificar ofensiva contra a dengue com participação intersetorial

24/04/2007

O Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, anunciou na tarde desta terça-feira, dia 24 de abril, que Campinas vai intensificar a ofensiva contra o Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue. A intensificação vai incorporar estratégias de combate à doença nos âmbitos municipal e metropolitano e envolvendo Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde.

O plano municipal prevê ações com a colaboração de vários órgãos como Guarda Municipal, Secretaria de Infra-estrutura e Sanasa, além de setores representativos da sociedade civil como comunidades de bairros. A Guarda Municipal está sendo cogitada para atuar nos trabalhos de campo de combate ao vetor.

“Para as ações de combate de mosquito, vamos solicitar a colaboração do Exército e da Polícia Militar para trabalhar em arrastões, realizando remoção de criadouros, telagem de caixas de água e busca ativa de suspeitos; divulgação e orientação dos moradores dos bairros que vão receber aplicações de inseticida; e apoio logístico à distribuição de bags – sacolas de ráfia – para acondicionamento de recicláveis”, diz Francisco Saraiva.

O plano metropolitano prevê ações de cooperação técnica entre os municípios. No plano estadual, estão previstas ações de suporte técnico e de fortalecimento das ações de campo, com a parceria da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e do Laboratório do Instituto Adolfo Lutz, além do repasse de verbas. Já o plano federal inclui repasse de verbas.

“O objetivo é promover um grande pacto social envolvendo todos os setores da sociedade. Vamos solicitar a colaboração de vários órgãos, inclusive como força de trabalho, e promover uma grande mobilização social, envolvendo cada cidadão como um agente de controle da dengue na sua casa, na sua rua, na sua comunidade. As solicitações para os órgãos estadual, federal, Exército e Polícia já foram feitas”, afirma o secretário.

Situação da doença. Desde janeiro, Campinas notificou 11.182 casos suspeitos de dengue. Deste total, foram confirmados 2.358, sendo 1.741 residentes de Campinas, 415 de outros municípios e 202 ainda estão em investigação quanto ao local de moradia.

Entre os casos de moradores de Campinas, foram confirmados dois casos da forma hemorrágica e há outros 17 - entre os quais um óbito – prováveis. Os casos prováveis são aqueles que estão aguardando confirmação sorológica ou ratificação pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). Também foram registrados 10 casos de dengue com complicação, com um óbito.

Entre os casos de moradores de outros municípios atendidos em Campinas, há dois casos hemorrágicos confirmados, sendo 1 óbito, e nove casos prováveis. Também há três casos de dengue com complicação, entre os quais 1 óbito.

Denize Assis