Saúde atualiza equipes sobre diagnóstico e tratamento da dengue hemorrágica

26/04/2007

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), promove nesta sexta-feira, dia 27 de abril, às 9h, na Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC), a palestra Dengue e Febre Hemorrágica da Dengue – Epidemiologia, fisiopatologia, clínica e condutas no adulto e na criança. O evento é aberto a médicos e enfermeiros das redes pública e privada de Saúde de Campinas. Não é necessário fazer inscrição antes.

A palestra integra o plano de intensificação das ações de controle da dengue no município que, entre outros componentes, inclui o reforço na assistência aos pacientes e a capacitação de recursos humanos. Além de palestras, com este objetivo, a Secretaria tem realizado capacitações, atualizações, reuniões e distribuição de informes técnicos.

Os palestrantes serão os médicos sanitaristas Naoko Yanagizawa da Silveira e André Ricardo Ribas de Freitas, da Covisa, e o médico pediatra Fernando Belluomini, assistente do Pronto-Socorro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Mais eventos. Na última segunda-feira, 23, a Covisa promoveu a palestra Dengue e Febre Hemorrágica da Dengue – Fisiopatologia, clínica e condutas no adulto e na criança, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC).

Na terça-feira, 24, o secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, diretora da Vigilância Epidemiológica, e o médico sanitarista André Ribas de Freitas, da Covisa, reuniram-se com diretores clínicos dos hospitais privados, públicos e conveniados ao SUS.

O objetivo principal da reunião foi reforçar a importância dos profissionais de saúde estarem atentos para a questão da dengue, tratarem a doença como potencialmente grave e também para obter uma posição institucional de cada hospital no sentido de organizar a assistência e homogeneizar a conduta de casos.

“É fundamental reforçar as ações com o intuito de garantir assistência adequada aos pacientes e acompanhar criteriosamente as formas graves, como a febre hemorrágica da dengue e os casos com complicação. Por isso, estamos divulgando o mais amplamente possível as informações necessárias sobre o diagnóstico e conduta de casos”, afirmou o secretário de Saúde de Campinas, o médico cardiologista José Francisco Kerr Saraiva.

Situação da doença. Desde janeiro, Campinas notificou 11.182 casos suspeitos de dengue. Deste total, foram confirmados 2.358 casos de dengue, sendo 1.741 residentes de Campinas, 415 de outros municípios e 202 ainda estão em investigação quanto ao local de moradia.

Entre os casos de moradores de Campinas, foram confirmados dois casos da forma hemorrágica e há outros 17 - entre os quais um óbito – prováveis. Os casos prováveis são aqueles que estão aguardando confirmação sorológica ou ratificação pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). Também foram registrados 10 casos de dengue com complicação, com um óbito.

Entre os casos de moradores de outros municípios atendidos em Campinas, há dois casos hemorrágicos confirmados, sendo 1 óbito, e nove casos prováveis. Também há três casos de dengue com complicação, entre os quais 1 óbito.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias