Prefeito reforça necessidade de ações permanentes para manter dengue sob controle

15/04/2008

Autor: Denize Assis

O prefeito de Campinas, dr. Hélio de Oliveira Santos, reuniu-se na tarde de segunda-feira, 14 de abril, com o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, com a equipe da Vigilância em Saúde, membros da Comissão de Endemias e Epidemias e parte do seu secretariado para reforçar a necessidade de ações intersetoriais e permanentes para manter a dengue sob controle no município. O prefeito ainda ressaltou a importância das ações de comunicação, informação e mobilização no sentido de envolver toda comunidade neste processo.

Estiveram presentes na reunião os secretários municipais de Cultura, Francisco de Lagos; Educação, Graciliano de Oliveira Neto; Negócios Jurídicos, Carlos Henrique Pinto; Planejamento, desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Vicente Andreu Guillo; Administração, Saulo Paulino Leonel; e a secretária-chefe de Gabinete, Rosely Nassim Jorge Santos.

A equipe da Vigilância em Saúde apresentou a atual situação da dengue em Campinas, que registra redução de mais de 97% no número de casos em relação ao mesmo período de 2007. Este ano, são 101 casos – os dados de março ainda não estão fechados. No ano passado, no mesmo período – janeiro, fevereiro e março – foram 3.876. Em todo 2007, foram 9.218.

O prefeito afirmou que Campinas enfrenta situação bem diferente este ano em relação à dengue, em comparação com 2007. Mas, segundo dr. Hélio, a pressão de introdução de casos é grande devido ao cenário nacional, que tem como destaque neste momento o Rio de Janeiro, e estadual, onde cidades como Araraquara e municípios vizinhos à nossa cidade registram grande número de casos.

“Portanto, é necessário intensificar a ofensiva contra a doença, envolvendo todo poder público, promovendo ações conjuntas com municípios vizinhos nas áreas de fronteira, mobilizando as redes de ensino e agentes comunitários nas estratégias de prevenção e de enfrentamento e, principalmente, a sociedade civil por meio das universidades, igrejas, entidades de classe, Exército, com apoio da imprensa. Enfim, envolver mesmo comunidade como um todo, contaminar positivamente a todos. O combate à dengue é questão cultural, de educação e civilidade”, disse dr. Hélio.

O prefeito reforçou ainda a importância da atuação nas áreas de risco para a doença e de ações de educação e informação na Rodoviária e no aeroporto de Viracopos. Informou que não há contingência de recursos para o combate e indicou que a operação cata-treco seja direcionada para as áreas de transmissão e que os reeducandos sejam envolvidos nas ações.

Como resultado imediato da reunião, a Comissão de Endemias e Epidemias informou que reúne-se nesta terça-feira, 15 de abril, à tarde para apresentar o mapeamento das áreas de risco em cada região de Campinas e, assim, apontar e planejar as ações de controle.

Dr. Hélio anunciou ainda que vai reforçar a Ordem de Serviço que orienta que cada secretaria, autarquia e órgão público cuide de seu espaço com olhar vigilante em relação à dengue e priorizando as ações e encaminhamentos relativos ao controle da doença.

O secretário de Saúde, José Francisco Saraiva, avaliou como muito positiva a reunião. Segundo ele, os resultados das ações adotadas em Campinas são exemplos, uma vez que os casos foram bastante reduzidos em relação a 2007. “Mas a Secretaria de Saúde continua preocupada com a dengue. A doença está sob controle no nosso município, mas para preservar esta situação é necessária avaliação e aperfeiçoamento constante do programa de combate, com manutenção do rigor técnico, vontade política e mobilização social”, disse.

O secretário informou que nas próximas quinta-feira e sexta-feira, dias 17 e 18, a Secretaria de Saúde promove atualização sobre dengue para médicos e para profissionais de enfermagem. No evento, direcionado principalmente aos profissionais recém-contratados, serão abordados os temas: situação epidemiológica da dengue em Campinas; manejo clínico; protocolo de assistência de enfermagem; e assistência de enfermagem ao paciente suspeito de dengue na urgência e emergência.