Capacitação sobre dengue atingiu mais de 500 pessoas

22/04/2008

Autor: Denize Assis

Mais de 500 profissionais, entre equipes de enfermagem e médicos, foram capacitados nestas quinta-feira e sexta-feira, 17 e 18 de abril, pela Secretaria de Saúde de Campinas para diagnosticar, tratar, acompanhar e notificar pacientes de dengue. O evento reuniu equipes da rede básica de saúde e dos serviços municipais de urgência e emergência, além de médicos do Exército.

A capacitação abordou os seguintes eixos temáticos: situação epidemiológica da dengue em Campinas, no Estado de São Paulo, no Brasil e no mundo; manejo clínico, em especial em relação aos casos graves; protocolo de assistência de enfermagem ao suspeito de dengue na rede básica; e assistência de enfermagem na urgência e emergência.

Todos os anos, a Secretaria de Saúde promove treinamentos e atualizações dos profissionais. Este ano, a capacitação inovou e reeditou e atualizou os protocolos da dengue, incorporou o cartão da dengue – que o paciente carrega com ele podendo apresentar em outros atendimentos – e, principalmente, enfatizou a necessidade da classificação de risco para os pacientes suspeitos – que facilita e dá o encaminhamento e condutas corretos para cada caso.

As inovações foram acrescentadas também devido à experiência incorporada pela equipe de Campinas enviada ao Rio de Janeiro, integrada pela enfermeira Marilene Wagner, coordenadora do Pronto-Socorro Centro, que já atua com classificação de risco na urgência e emergência.

Além de Marilene Wagner, também contribuíram na capacitação as enfermeiras Nicole Montenegro, coordenadora do Centro de Saúde (CS) São Domingos; Eliana Franco, do CS de Barão Geraldo; Janaína Franco, coordenadora do CS Carvalho de Moura; Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal; Maria Filomena Gouveia Vilela, diretora da Vigilância em Saúde Municipal; e o médico André Ricardo Ribas de Freitas, da Vigilância em Saúde Municipal.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, embora Campinas tenha conseguido reduzir os casos de dengue em mais de 96% este ano em relação ao mesmo período de 2007 – foram 3.876 em 2007 e 120 em 2008 -, a Secretaria de Saúde continua preocupada com a doença, já que é grande a pressão de introdução de casos devido à situação em outros locais do País como o Rio de Janeiro, Araraquara e municípios vizinhos.

“Nossa situação este ano se deve principalmente à competência da atenção básica e das equipes que atuam nas unidades de saúde e na Vigilância em Saúde, que atuam com rigor técnico, além da disponibilidade política dos gestores e mobilização social. Temos um grupo comprometido. Nosso trabalho em Campinas tem sido exemplo, tanto que equipes foram enviadas para o Rio para capacitar profissionais lá. No entanto, é necessário manter constante vigilância. Vencemos a batalha, mas a guerra contra a dengue ainda não está ganha. Temos uma longa jornada. Agradeço a todos e desejo uma capacitação bem proveitosa”, disse o secretário na abertura do evento.

Para a enfermeira Grasielle Camisão Ribeiro, que atua há quatro meses no Centro de Saúde Aeroporto, capacitação é sempre importante. “Quando a gente conhece o protocolo e quando a gente sabe da conduta adequada, podemos evitar erros que às vezes são comuns, principalmente por desconhecimento do sistema. Pra mim, que sou nova na rede, é muito importante conhecer este fluxo. O curso foi muito esclarecedor. Agora posso dar uma atenção mais qualificada e fazer vigilância, estar sempre atenta e acompanhar melhor”, afirmou.

Segundo a Vigilância em Saúde de Campinas, outras capacitações serão promovidas em breve para atingir todos os novos profissionais, já que a rede pública municipal de saúde recebeu recentemente muitos novos servidores entre médicos, profissionais de enfermagem e outros que atuam especificamente no combate à dengue.

O conteúdo da capacitação vai ser disponibilizado no endereço www.campinas.sp.gov.br/saude

Prevenção. Nesta sexta-feira, 18, a Secretaria de Saúde promoveu ações contra a dengue em todas as regiões da cidade. Na região leste, no condomínio San Conrado, em Sousas, foi realizada uma ação de sensibilização dos moradores e funcionários.

“Abordamos a doença, sintomas, combate ao mosquito, o que fazer no dia-a-dia para evitar a dengue, distribuímos textos educativos e falamos sobre terrenos, como cuidar dos materiais de construção, plantas, piscinas e vasos de maneira a evitar criadouros. Foi muito bom. A população nos recebeu bem e ficou sensibilizada para a questão, inclusive se mobilizou para confeccionar cartazes e outras providências”, disse Adriana Oliveira, supervisora de dengue da Vigilância em Saúde (Visa) Leste.